Uma Visita ao Asilo
Por: Flávia Fernandes • 3/9/2019 • Trabalho acadêmico • 325 Palavras (2 Páginas) • 636 Visualizações
Introdução: No dia 05 de março de 2018, os acadêmicos do curso de Pedagogia I do Instituto Esperança de Ensino Superior-IESPES, fizeram uma visita ao Asilo São Vicente de Paulo, situado em Santarém Pará. Uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, onde a mesma vive sob doações. Os acadêmicos foram levar atividades lúdicas, trocar experiência entre os mesmos e idosos. Dinâmicas para tirá-los da rotina, sendo que os anciãos não têm atividades recreativas. E mostrar a importância do pedagogo em âmbito não escolar.
Objetivo: Proporcionar atividades recreativas que buscasse a melhoria da qualidade de vida da terceira idade. O desafio era mobilizar o grupo como um todo, pois tínhamos a preocupação de que houvesse uma interação mútua entre eles. Sensibilizando as pessoas sobre a importância do convívio social e do respeito entre os diversos grupos e faixas etárias.
Metodologia: As metodologias aplicadas no desenvolvimento das atividades foram: jogos de dominó, jogo da paciência, danças, desfiles, brincadeiras, roda de conversa, entre outras. Logo após as atividades, ocorreu a distribuição do lanche a base de frutas, bolo e sucos. Percebeu-se a interação e participação dos idosos, tornando uma tarde agradável e prazerosa no convívio deles.
Resultado: Melhoria na qualidade de vida dos moradores. Participação dos idosos em atividades propostas, visando o resgate da potencialidade dos indivíduos da terceira idade e a preservação da saúde física e mental.
Considerações finais: Fica evidente o quanto cabe a importância dos pedagogos irem além dos limites da escola. Como no caso do asilo, proporcionar outros meios de entretenimentos educativos para ajudar no bem-estar deles, exercitando, por exemplo, o corpo e a mente. Com isso os profissionais da educação devem elaborar atividades pedagógicas respeitando as limitações de ambos, favorecendo a autoestima dos idosos para que se sintam importantes e inseridos na sociedade, e não seja apenas uma minoria destinada a cuidados somente dos cuidadores e profissionais da saúde, mas sim pessoas que precisam de atividades diversificadas que auxiliam na sua qualidade de vida.
Palavras-chave: idosos, asilo, bem-estar;
...