Unidade 2 - O cuidar, o educar e o brincar na prática docente
Por: oKirios • 16/4/2021 • Dissertação • 326 Palavras (2 Páginas) • 1.120 Visualizações
- Richard Leal
- 26041821
- Pedagogia
- Unidade 2 - O cuidar, o educar e o brincar na prática docente
Ao realizar algumas horas de estágio, antes da COVID19, pude perceber que a hora do banho e situações citadas no vídeo referencial, são de extrema importância ao desenvolvimento do aprendizado, porque se trata de uma fase crucial da criança, onde ela começa sua relação com a sociedade e o mundo ao seu redor, pessoas novas, vozes diferentes, ambientes diversos.
O professor dentro da rotina de cuidar e educar, pode introduzir as suas práticas, testes e brincadeiras lúdicas, a fim de introduzir o autoconhecimento na criança, ensinando como ela reconhece às partes do seu corpo, treinar sua coordenação motora.
Durante a atividade de banho, os educadores podem cantar canções de cunho lúdico e com referencial de aprendizagem em suas letras, bem como pedir para a criança tocar na orelha ao apontar, testando a sua coordenação motora.
Outra situação é o ato do aluno servir a si, dá à criança uma sensação de que se é adulto, o colocando em situações onde ele se depara com um novo alimento, que outro hora nao e de seu agrado, porém com todo o ensejo da situação e levado a novas descobertas, colocando o alimento no prato e comendo, saboreando novas texturas, gostos, cheiros.
Essa rotina de ensino tende a ser leve e cheia de jogos, sempre estimulando a criança a brincar, para que dentro da situação problema, possamos introduzir desafios previamente estudados que criem competências e habilidades.
O professor deve organizar a sua rotina de acordo com as características da unidade de ensino, e cultura daqueles alunos, pois dependemos dos materiais disponíveis para a prática da docência, em determinadas partes da sociedade ainda existe a dualidade no ensino, onde temos a priorização em partes não condizentes com a realidade da sociedade atual, por isso a necessidade de sempre se adaptar a uma nova realidade.
...