FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO EDUCAR, CUIDAR E BRINCAR
Casos: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO EDUCAR, CUIDAR E BRINCAR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: D1E2I3S4I5 • 2/10/2014 • 764 Palavras (4 Páginas) • 1.464 Visualizações
Brincadeiras antigas e Brincadeiras atuais.
- Brincadeiras antigas: cabra-cega, passa-anel, pulo-sela, siga o mestre, queimada, telefone-sem-fio, amarelinha, brincar d roda, pula-tábua, casinha, corrida...
- Brincadeiras atuais: vídeo-game, jogos de computador, boneca Barbie, carrinho de controle remoto...
Um olhar para o Brincar
Na educação infantil, educar, cuidar e brincar é indissolúvel pois auxiliam no desenvolvimento infantil oportunizando a aprendizagem de forma prazerosa e significativa.
Para educar, é necessário que o educador crie situações significativas ou aprendizagem, se quiser alcançar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e sócio afetivas?? É através das brincadeiras que a criança aprende, exercita suas habilidades, percebe e expressa o que há de novo. (BATISTA, Cleide Vitor Mussini, 2008 pg. 96).
O brincar na educação infantil é sinônimo de movimento, onde as crianças tem oportunidade de criar, inventar ações brincantes e dar mais ação ao corpo. São oportunidades fornecidas a criança, a partir da integração com o outro e com o espaço físico. A educação infantil pode e deve proporcionar vivências e experiências do lúdico, pois o brincar não só proporciona momentos que agradam as crianças, mas também conflitos entre elas, e decepção por não conseguirem realizar o que desejavam, mas esses momentos são logo substituídos por outras brincadeiras e o prazer em brincar acaba sendo maior.
Na educação infantil, as crianças ao brincarem interagem com a realidade, entre elas mesmas e ainda renovam e modificam as regras das brincadeiras, não ficando só restrito aos brinquedos. Segundo Batista, (2008) o brincar pode e deve fazer parte das atividades curriculares, sobretudo nas creches, nos níveis pré-escolares e nas series iniciais do ensino Fundamental, e ter um tempo preestabelecido durante o planejamento, na sala de aula ??
Entende-se que o brincar na educação infantil deve ser considerado e priorizado, favorecendo assim situações de aprendizagem adquirindo novos conhecimentos para explorar diferentes objetos, alem de proporcionar integração e participação das crianças, pois elas ao brincarem colocam praticas do seu cotidiano e entram em contato com outras informações através da relação com outra criança, criando assim uma cultura infantil.
Últimamente as crianças têm menos contato com outras e brincam menos com os pais, e muitos são os fatores que influenciam essa mudança; a violência, a necessidade da mulher de trabalhar fora, o valor maior dado ao “ter”, a correria cada vez mais precoce para preparar as crianças para o mercado de trabalho, a redução das famílias, onde a criança fica privada da relação com outras crianças fora do ambiente escolar.
Assim brincadeiras como amarelinha, corrida, cabra-cega, queimada, casinha,... ficam apenas na lembrança de muitas pessoas e cada vez menos no dia-a-dia das crianças, e dando lugar a tecnologia com seus brinquedos diferentes e interessantes, mas que não possibilitam o contato com outras crianças, sendo apenas ela e o jogo de computador ou o vídeo-game e mais ninguém.
Brincadeiras como queimada onde as crianças se separam em 2 times e com uma bola de meia, uma criança de um time tinha que acertar ( queimar ) outra de outro time, vencia quem ficasse com o maior numero de componentes.
E
...