A Abordagem sociotécnica na investigação e na prevenção de acidentes aéreos
Por: Jaqueline Lagares • 17/9/2018 • Resenha • 443 Palavras (2 Páginas) • 319 Visualizações
Resenha
CARDOSO, Vitor Alexandre de Freitas; CUKIERMAN, Henrique Luiz. A abordagem sociotécnica na investigação e na prevenção de acidentes aéreos: o caso do vôo RG-254. Rev. bras. saúde ocup., São Paulo , v. 32, n. 115, p. 79-98, June 2007 . Available from
No artigo m questão, o autor começa explicitando seu objetivo, que é rever as investigações do acidente ocorrido no dia 3 de setembro de 1989, no trecho entre Marabá e Belém, com o vôo RG-254 da Varig, sob a perspectiva sociotécnica, que na opinião do mesmo, é um método mais adequado para promover o aprendizado ao invés da culpabilização da vítima (piloto), viabilizando assim, a verdadeira prevenção de casos futuros.
A metodologia usada no artigo é focada na teoria ‘ator-rede’; significa que o homem não pode ser separado do ambiente nem dos recursos técnicos que utiliza para quais quer fins, ou seja, no caso em análise, piloto, copiloto, aeronave, torre de controle, passageiros, e todos os demais envolvidos no processo que conduziu ao início da viagem, são atores que formam uma rede, e não podem de modo algum ser separados e nem diferenciados, isso porque todos os atores influenciam de algum modo na realização da atividade.
Dois exemplos interessantes que o autor traz:
“Se você levasse de mim meu computador, meus colegas, meu escritório, meus livros, minha mesa de trabalho e meu telefone, eu não seria um sociólogo que escreve artigos, ministra aulas e produz ‘conhecimento’”.
“Você, com um revólver na mão é uma pessoa diferente. (...) Se eu definir você pelo que tem (um revólver) e pela série de associações a que passa a pertencer, então você é modificado pelo revólver – em maior ou menor grau, dependendo do peso das outras associações que carrega” Bruno Latour (1999)”
O autor explica que para a concretização do acidente analizado se deu pela quebra das relações entre os atores humanos e não humanos envolvidos no processo, a fraqueza das relações é determinante para o acidente.
O texto traz a definição de “pontualização” como a simplicação conveniente da rede (ator-rede), exemplo: Quando uma tv está funcionando perfeitamente, ela é apenas uma tv, porém basta que ela apresente algum defeito para que seja analisada como componentes eletrônicos separados. Esse fenômeno foi usado para explicar e criticar a procura de um culpado a todo custo, apesar da alegação de imparcialidade dos relatórios oficiais, a culpabilização do piloto é clara.
O autor acredita que o abandono dos métodos tradicionais de análise dos acidentes, que separam os fatores como humanos e técnicos, amenizaria o problema.
Anna Carolina Silva Ferreira – 31430
Jaqueline Aparecida Lagares – 29990
2017
...