A Adolescência e a Gravidez
Por: cidagrisolia • 9/7/2020 • Projeto de pesquisa • 2.543 Palavras (11 Páginas) • 383 Visualizações
CURSO DE PSICOLOGIA
TEMA
Adolescência e a gravidez
Manaus
2018
TEMA
Profº Orientador:
Manaus 2018
RESUMO
Projeto de Pesquisa, montado com a finalidade de submissão ao comitê de Ética.
Palavras Chaves:
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................Pág05
JUSTIFICATIVA............................................................................Pág07
OBJETIVOS..................................................................................Pág08
REFERENCIAL TEÓRICO...........................................................Pág09
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.....................................Pág19
CRONOGRAMA............................................................................Pág22
ORÇAMENTO...............................................................................Pág22
REFERENCIAS.............................................................................Pág23
1. INTRODUÇÃO
A gravidez na adolescência é um tabu, que se reflete em desafios para as famílias de mulheres adolescentes, por não saberem lidar com esse fato, que pode ocorrer em seu cotidiano, os responsáveis muita das vezes, acabam se precipitando e desaprovando essa situação.
Na fase da adolescência em razão das descobertas e transformações ocorridas no corpo, a adolescente começa a pensar não só no amor, mas também no sexo. Nesse mesmo contexto de diversidade sexual para a adolescente os pais sentem muitas dificuldades em se aproximar, conversar e orientar suas filhas em relação a vida sexual.
Dentre outros fatores, a gravidez na adolescência pode também está relacionada com a falta de estrutura familiar e psicológica, tanto dos pais como da adolescente grávida.
Para as jovens mães adolescentes assumirem a responsabilidade de ter um bebê é uma decisão muito difícil, pois envolve muitas renuncias, por isso é de extrema importância o apoio familiar, pois este é o alicerce que poderá proporcionar uma boa estrutura para a adolescente e para criança que está sendo gerada.
Dados levantados pelo ministério da saúde do Brasil no ano de 2011, apontaram que o índice de gravidez entre adolescentes de 10 a 14 anos, representou 18% e 0,9% foi um número de 27.785 e entre adolescentes de 15 a 19 anos, foi um número de 533.103, Apesar de os números indicarem uma diminuição de nascidos vivos nessa faixa etária nos últimos 10 anos, as percentagens ainda são extremamente preocupantes, com particular atenção para menores de 15 anos.
Apesar de os lavamentos obtidos pelo ministério da saúde apontarem a diminuição do número de gravidez precoce na adolescência, é de primordial importância que se continue o acompanhamento a adolescentes que se encontrem nessa situação. Por outro lado, o apoio familiar para a saúde emocional da jovem grávida e de grande importância, haja vista ser grande a estatística de adolescentes gestantes que não tem o apoio nem a compensação da família nesse momento importante e delicado.
A presente pesquisa mostra uma visão ampliada sobre a questão da saúde emocional da adolescente grávida, destacando o auxílio as ações, que promovem o bem-estar no seu ambiente familiar e no grupo social no qual convivem, conforme problematizações e hipóteses abaixo:
E possível, através do apoio familiar, diminuir o nível de sofrimento e as dificuldades encontradas no período de gravidez da adolescente, facilitando a expressão de seus sentimentos no contexto social, que está inserida?
Daí a relevância da presente pesquisa destacar, o apoio familiar para uma gestação mais saudável, com a redução dos problemas que decorre, por ser algo precoce na vida de uma adolescente que na maioria das vezes é indesejado.
2. Justificativa
A escolha dessa temática tem como interesse compreender melhor as causas da gravidez na adolescência, e analisar a importância do apoio familiar na saúde emocional da gestante. Senti a necessidade de aprofundar meu conhecimento sobre esse fato cotidiano que ocorre na sociedade, pois muitas das vezes por falta de conhecimento trazem muitos prejuízos a famílias.
A escolha dessa temática para relevância científica deu – se a partir da análise do início precoce da atividade sexual, juntamente com a orientação errada ou muitas vezes a falta de informações sobre sexualidade que tem levado ao surgimento da gravidez na adolescência.
Nos últimos anos, a gravidez na adolescência é considerada um dos acontecimentos mais preocupantes para diversos setores da sociedade. Uma consequência grave para o meio social é que as mulheres são as mais prejudicadas principalmente no período da adolescência. A pesquisa traz como relevância para o grupo investigado informações novas e atualizadas sobre a importância da estrutura e do apoio familiar para saúde da mãe e do bebe.
A relevância social desta pesquisa mostra – se a partir da tentativa de fazer a compreensão para família da adolescente de que o apoio nesse momento difícil da vida ajuda na saúde emocional, e evita certos sofrimentos que podem vir na vida da adolescente e no contexto familiar no futuro.
Para o meio acadêmico a relevância consiste em contribuir para academia com informações complementares, com essa pesquisa para o desenvolvimento do conhecimento e da aprendizagem.
A relevância para o psicólogo, tendo em vista que o mesmo necessita de um preparo para realizar o acompanhamento é obter um conhecimento voltado sobre a gravidez precoce, para poder assim identificar a melhor forma de abordagem e tratamento para jovens adolescentes e a família, que atravessam por esta etapa da vida na tentativa de minimizar as implicações provenientes deste evento como os efeitos nocivos pela falta de apoio a saúde da mãe e do bebe.
3. OBJETIVOS
3.1. Objetivo geral
3.2. Objetivos específicos
4.REFERENCIAL TEÓRICO
Adolescência
A
...