A Análise Filme Querô
Por: ludimila88 • 22/6/2022 • Resenha • 1.389 Palavras (6 Páginas) • 707 Visualizações
- Faça uma linha da vida destacando eventos que considerar importantes na trajetória do adolescente protagonista.
O filme Querô trata da história de vida de Jerônimo, uma criança cuja mãe era prostituta e teve seu filho na casa de prostituição onde trabalhava. Ambos são expulsos da casa de prostituição quando a criança nasce. Piedade mãe de Jerônimo sai do local com o bebê, vai para um bar, retorna a casa de prostituição alcoolizada e deixa a criança na porta, por não conseguir lidar com a situação ela bebe um litro de querosene e é encontrada morta, motivo pelo qual Jerônimo passa a ser chamado por Violeta de Querô.
A criança é criada pela dona da casa de prostituição Violeta, em um ambiente de risco, violência e abuso. Sem grandes perspectivas de vida ele cresce e se torna adolescente que comete vários pequenos furtos até o momento em que é preso e levado à FEBEM. Local onde potencializa sua raiva e desesperança com relação ao mundo e suas vivências que até ali só haviam reforçado seus traumas e frustrações, lá ele se envolve em uma confusão, fere um dos detentos e vai para solitária, nesse momento ele relembra os momentos de sua vida e lamenta sua mãe ter o deixado para viver essa vida de dor e sofrimento. Ao sair da solitária ele se torna um alvo dos amigos do detento que foi ferido, e é ameaçado de estupro. Sr. Edgar que é o diretor da FEBEM favorece o grupo de detentos para que consigam consumar a violência sexual contra ele, o colocando na cela deles, Querô fica extremamente ferido e é levado à enfermaria, ao se recuperar e sair de lá é designado para os trabalhos de limpeza da prisão, lavando banheiros e auxiliando no processo de limpeza.
Em determinado momento Sr. Edgar comunica que o local será visitado pelas autoridades e que eles deveriam se comportar e não relatar o que realmente acontecia ali, caso contrário eles sofreriam com as consequências. Querô ao ser entrevistado na visita sobre o que espera quando sair dali, afirma que deseja portar uma arma, a qual lhe proporcionaria poder, fator este que se justiça pelo aprendizado em suas relações anteriores à sua prisão, nas quais ele era ensinado que quem tinha uma arma tinha mais poder e poderia ter mais dinheiro que os outros.
Logo após essa entrevista ele se envolve novamente em um conflito, porém com o diretor da FEBEM, que resulta em seu assassinato pelas mãos de Querô, logo ocorre uma rebelião e todos fogem de lá inclusive Querô. Ao sair ele busca por refúgio em uma casa de prostituição com Naná, um rapaz que ele conhecia de lá, porém Naná diz que o ajudará mediante uma troca, ele o daria o que comer se Querô tivesse relações sexuais com ele. Querô relembra do momento em que foi abusado na prisão e perde o controle agredindo Naná.
Ao sair de lá ele vai para um local onde recebe os cuidados de Gina e é convidado a ir a igreja, ele começa a se sentir pertencente aquele ambiente e luta para ser novamente Jerônimo ao conhecer Lica. Apesar disso a vida lhe reserva um encontro com Sabará que o ameaça, e pede para que ele lhe pague um valor mensal, nesse momento Querô desiste de Jerônimo e vai em busca de uma arma para se livrar dessa situação, o que culmina em um tiroteio no qual Sabará morre e Querô fica gravemente ferido.
- Discuta os fatores de risco para a conduta infracional que aparecem no filme com base no artigo: “GALLO, A.E.WILLIAMS, L.C.A. Adolescentes em conflito com a lei: uma revisão dos fatores de risco para a conduta infracional. Psicologia: Teoria e prática, 7 (I), 81-95, 2005”.
Obs: Lembrem-se de observar as normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. O trabalho poderá ser feito em dupla. O filme está disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=uTJQtLvcfXQ&has_verified=1. Essa atividade será em duplas valerá 3 pontos
No filme Querô se apresenta como um adolescente que comete infrações, possui comportamento impulsivo, agressivo, depressivo, apresenta ainda comportamentos hostis persistentes provenientes dos direitos básicos violados como o de aparentemente não ter tido acesso à educação, afeto, uma família estruturada e ainda possibilidade de criar vínculos com adultos de referência, além de ter sido exposto a violência física e psicológica.
Com relação aos fatores de risco para conduta infracional a qual é dividida em dois fatores: o de natureza biológica e o de natureza ambiental. No caso de Querô é possível observar que o de natureza ambiental traz diversas influências para colaborar com a sua conduta infracional, todo conjunto de situações vivenciadas por ele o levaram a vida pela qual ele se encontrava naquele momento, aparentemente ele percebia aquele contexto como normal e ou adequado considerando as influências sociais as quais ele estava submetido.
Os fatores que exercem um papel fundamental em condutas agressivas é o ambiental, não se pode afirmar com certeza que Querô havia algum fator biológico envolvido, apesar de ser relevante destacar o aparente uso de álcool e cigarro de Piedade sua mãe, e ainda deve se levar em consideração as condições pelas quais ele foi gerado e como foi a sua gestação, isso poderia colaborar para uma atitude mais agressiva ou agitada.
Contudo o que se percebe é que o fator que mais exerce influência em sua modulação, aprendizagem e desenvolvimento inadequado é o ambiental sofridas por ele como: a punição extrema; estressores relacionados à pobreza, problemas e estressores familiares. Ao que se refere à violência na família, Querô foi um adolescente que se considerava alguém sozinho, com poucos ou nulos vínculos afetivos, fator que colabora com o envolvimento em infrações, ainda tinha com Violeta uma relação inconsistente, ineficiente, negligente, conflituosa e incoerente, aquela que poderia representar o papel de adulto referência possuía também condutas inadequadas como as práticas de violência física, psicológica, e seria possível supor sexual devido ao ambiente pelo qual ele estava exposto (Prostíbulo).
...