A Apresentação Psicossocial
Por: Rafael BlackStar • 7/11/2021 • Trabalho acadêmico • 382 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
Um pedagogo norte americano, Fred Rogers, usou uma frase que resumo um pouco dessa fase quando se trata de do desenvolvimento psicossocial:
“O brincar dá às crianças uma chance de praticar o que estão aprendendo... Elas têm que brincar com o que sabem que é verdadeiro a fim de descobrir mais, e então podem usar o que aprenderam em novas formas de brincar".
(Fred Roger, Mister Rogers Talks with Parents, 1983)
Com essa frase, podemos analisar de forma simples, quando Isabela está brincando com a prima de maquiadora, onde ela mesma está aprendendo, porem ela também está se conhecendo com essa forma de brincar.
Com essa brincadeira, também fica claro a identidade de gênero, que pode ter sido realçada devido ao meio onde ela tem convivência, e acaba sendo um reforçador para o estereótipo da brincadeira ser de “menina” onde acaba sendo demonstrada por conta dos brinquedos e o tipo de brincadeira.
Durante essa idade de 3 a 6 anos é onde a o desenvolvimento da identidade da criança se inicia, principalmente com alguns questionamentos de “Quem sou eu?” e a partir desse desenvolvimento a criança começa a aperfeiçoar o autoconceito, que determina como ela se sente, como as pessoas as vê e com isso determina as suas ações. No momento que a prima da Isabella não se comporta ela tenta a maneira dela chamar a atenção de que está errado, enquanto aguarda uma aprovação do adulto que está filmando. Deixando claro que ela é tida por ser responsável naquele momento.
Nesta fase também há uma maior compreensão dos sentimentos, sabendo entender, regular e até mesmo controlar como se expressar. Com isso podemos destacar que no vídeo, a Isabela interage com a prima pedindo para contar uma estória e recebe a negativa, podemos perceber que ela tem controle sobre as suas emoções, porém não deixa de expressar o desagrado...
AUTOCONCEITO: Senso de identidade; quadro mental descritivo e avaliativo das próprias capacidades e traços.
O autoconceito começa a formar-se na fase dos primeiros passos, à medida que a criança desenvolve a autoconsciência. Ele torna-se mais claro à medida que a pessoa adquire capacidades cognitivas
e lida com as tarefas de desenvolvimento da infância, adolescência e idade adulta.
Papéis de gênero Comportamentos, interesses, atitudes,
habilidades e traços de personalidade que uma cultura considera apropriada para cada sexo diferem para homens e mulheres.
...