A Atividade Discursiva
Por: Deysa da Cruz • 28/11/2019 • Trabalho acadêmico • 549 Palavras (3 Páginas) • 330 Visualizações
Behaviorismo (resumo)
É uma escola psicológica que tem como objeto de estudo o comportamento.
Para o Behaviorismo, o comportamento é toda a ação observável e que pode ser medido. O homem é visto como um organismo que responde a estímulos provenientes do meio exterior, e a aprendizagem são considerados como uma forma de condicionamento, resultado de associações entre estímulos e respostas que podem ser reforçadas ou inibidas.
É Positivista;
Mecanicista, Reducionista, Determinista;
Quantitativo.
Thorndike:
- Elaborou princípios da aprendizagem por tentativa e erro.
- Lei do Efeito: a ação que leva à satisfação tende a ser repetida, e a ação que mantém a insatisfação tende a ser abandonada;
- Lei do exercício: quanto mais frequente, mais recente e mais intensamente uma associação é realizada, maior a chance de fixação.
- Caixa-problema: prendia um gato faminto que para se soltar precisava destravar uma série de trancas.
Ivan Pavlov:
- Condicionamento clássico: é o um processo de aprendizagem que ocorre através de associações entre um estimulo ambiental e um estimulo que ocorre naturalmente.
- Reflexos incondicionados: são inatos.
- Reflexos condicionados: são aprendidos através de um estímulo que gera uma resposta (S-R).
- Experimento com cão onde o fez salivar com um estímulo condicionado (som).
John Watson – Behaviorismo metodológico:
- Fundador do behaviorismo;
- A psicologia não devia ter em conta nenhum tipo de preocupações introspectivas, filosóficas ou motivacionais, mas apenas e os comportamentos objetivos, concretos e observáveis;
- Queria aproximar a Psicologia das ciências naturais, e mudar o nome de “psicologia” para “ciência do comportamento”;
- Seu objetivo era prever e controlar o comportamento;
- Também utilizava o condicionamento clássico (S-R);
- Experimento do pequeno Albert: fez uma criança ter medo (resposta condicionada) de ratos, através de barulhos (estímulo) que a criança já temia.
B. F. Skinner – Behaviorismo radical:
- Interessava-se em como as consequências de ações das pessoas influenciavam seu comportamento;
- Condicionamento operante: É um método de aprendizado que ocorre através de reforços e punições para o comportamento. Através de condicionamento operante, uma associação é feita entre um comportamento e uma consequência para esse comportamento. (S-R-S)
- Reforçadores positivos são eventos favoráveis ou resultados que são apresentados após o bom comportamento. Ex.: permitir que uma criança assista filmes ou brinque depois que finalizar as tarefas da escola.
- Reforçadores negativos envolvem a remoção de eventos ou resultados desfavoráveis após a exibição de um comportamento ruim. Ex.: não castigar a criança por não ter finalizado a tarefa de casa no tempo esperado.
Em ambos os casos de reforço, o comportamento aumenta.
- Punição positiva apresenta um evento desfavorável ou resultado a fim de enfraquecer a resposta que se segue. Ex.: xingar uma criança desobediente.
- Punição negativa ocorre quando um evento favorável ou resultado é removido após um comportamento ocorrer. Ex.: proibir uma criança de jogar videogame caso demonstre um comportamento indesejado.
Em ambos os casos de punição, o comportamento diminui.
- Caixa de Skinner: era um instrumento de modelagem utilizada no condicionamento do comportamento do rato. Colocava-se um rato sedento na caixa e toda vez que ele se aproximasse da alavanca seria liberado três segundos de água para ele beber. O processo era repetido até o rato pressionar a alavanca. Se ele executasse um comportamento indesejado dava-se um choque nele. Skinner conseguia também descondicionar o ratinho através dos choques.
No condicionamento clássico o organismo está aprendendo associações entre eventos que não controla. No condicionamento operante o organismo está aprendendo associações entre seu comportamento e eventos resultantes.
...