A Comissão Econômica Para A América Latina No Brasil
Exames: A Comissão Econômica Para A América Latina No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayraaferreira • 18/5/2013 • 870 Palavras (4 Páginas) • 610 Visualizações
A Comissão Econômica para a América Latina no Brasil
A CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina) é a primeira instituição latino-americana que interpreta de forma a direcionar, assessorar, promover e contribuir na evolução da economia da América Latina, entre si como as outras nações do mundo. Ampliou-se o trabalho á promover o desenvolvimento social e sustentável.
No Brasil, a CEPAL apresenta alguns temas direcionados a futuras melhorias, como:
• Inovação tecnológica na indústria brasileira no passado recente:
Podemos dizer que a CEPAL interpreta que no Brasil há pouco investimento em P&D, que se refere as pesquisas de desenvolvimentos, processos de geração de inovação como pesquisas básicas afim de produzir avanços do conhecimento sobre produtos, serviços e processos. Desta forma se explica as baixas taxas de crescimento e investimento no nosso país.
Promove-se o conhecimento de novas gerações de pesquisadores, e renovação dos interesses de instituições públicas, federais e estaduais, como o acréscimo de pesquisas de instituições que representam os interesses empresariais/ industriais no processo de inovações no Brasil.
• Saúde no Brasil: Algumas Questões Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS):
A questão sobre saúde no Brasil conforme a constituição brasileira de 1988 tem relacionado ao seu financiamento a organização dos setores do sistema e a programação de serviços. Como a revisão e reorientação do modelo para melhor responder as exigências atuais e naturais que ocorrerão futuramente no setor.
Enfim os recursos financeiros são baixos para a demanda de doenças em geral que só aumenta, que deveriam se organizar de forma, social, pública e privada junto com o sistema de saúde, temos atualmente como um “desafio” conseguir a aprovação da EC nº 29, que poderá permitir um acompanhamento positivo e de forma transparente o comprometimento dos recursos públicos para o SUS.
• O Brasil e seus vizinhos na América do Sul - Sumário Executivo:
A pequena distância entre os países segundo a história mostra que estes podem promover ajudas ou efeitos opostos as economias. A exemplo da América do Sul, situações de conflitos com menos intencionalidade (como Guerra do Paraguai, Guerra do pacifico entre outros), em relação as suas aproximações econômicas.
A ANALC ( Aliança Latino-Americana de Livre Comércio), em conjunto com o Tratado de Montevidéu, com os países, Brasil, Argentina, Chile e México, no intuito de eventuais concessões preferenciais e adesão de outros países, porém a economia obteve obstáculos como baixa infra-estrutura, alterações nos processos negociadores etc.
• O Comércio na América do Sul e oportunidades para o Brasil:
Relações comerciais da América do Sul – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Na oportunidade de comércio para o Brasil, foram identificados produtos importados e parceiros com participação e relacionados aos fornecedores.
O proposto é aumentar o intercâmbio (Relações comerciais ou culturais entre países ou instituições) o que dificulta aumentar as importações brasileiras na América do Sul.
Entre 2000/2005, houve uma grande redução no valor das compras externas do Brasil. A CEPAL aponta como fundamental ao nosso pais, a identificação de gargalos (produção), de infra-estrurura e em destaque o transporte, além dos itens com potencial de comércio, o proposto não é simples porém um comércio equilibrado leva á uma maior integração da região.
• Atrasos e Turbulências na Educação Brasileira:
A CEPAL compreende a educação sobre o crescimento e sobre o direito de cada um, equivalência ou igualdade.
Na educação, o setor público como o privado precisam da presença do Estado
...