A Cultura Tradicional na Contemporaneidade no Brasil: Os Povos Guarani
Por: novinhavainochao • 1/11/2018 • Trabalho acadêmico • 682 Palavras (3 Páginas) • 977 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
DISCIPLINA: CULTURA E CONTEMPORÂNEIDADE
Alunas:
Beatriz Oliveira dos Santos
Caroline Santana Fernandes
A Cultura Tradicional na Contemporaneidade no Brasil: Os Povos Guarani
Salvador, 2018
Os povos Guarani
Quando os espanhóis e portugueses chegaram na América, em 1500, os povos indígenas Guarani já tinham um conjunto que formavam povos com a mesma origem, consequentemente falavam o mesmo idioma, tinham construído um modo de ser que mantinha viva a memória de antigas tradições e se projetavam para o futuro, praticando uma agricultura bastante produtiva, no qual geravam bastantes sobra que eram o motivo de grandes festas no qual eram feitas as distribuições dos produtos, tudo baseado na economia de reciprocidade existente. Quando os europeus chegaram, e se depararam com tanta abundância, ficaram maravilhados.
Os povos Guarani guardam suas tradições dos tempos antigos, que através do tempo que vão sendo atualizando em seu cotidiano, através de seus mitos e rituais que vão sendo mantidos ao longo dos anos e passado de geração para geração. Os índios guarani formam o maior povo em quantidade de indivíduos a viver no Brasil. Vivem nos estados brasileiros do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina e Tocantins. Também há indígenas guarani vivendo na Argentina, Bolívia e no Paraguai. São divididos em kaiowá, mbya e ñadeva. Também são conhecidos como avá, chiripá, kainguá, monteses, baticola, apyteré e tembukuá. Os Guarani são bastantes parecidos nos aspectos fundamentais e essenciais para a sua cultura e organizações sociopolíticas, porém, são diferentes no modo de falar a língua guarani, de praticar sua religião e pôr em pratica as diversas tecnologias que existe na relação com o meio ambiente. Essas diferenças, que podem ser consideradas mínimas quando estamos observando de fora, para eles exercem o papel fundamental de marcadores étnicos, que distinguem as comunidades políticas exclusivas. Esses mesmo grupos reconhecem a origem e proximidade histórica, linguística e cultural entre eles, porém, ao mesmo tempo, por serem tão diferentes e diferenciam-se entre si como forma de manter suas organizações sociopolíticas e econômicas.
A organização social dos Guarani e os seus cantos estão entre as mais evidentes manifestações culturais. Para eles, a terra, tekoha é parte integrante da família.
Os cânticos guarani são entoados como uma forma de demonstrar aos deuses que existem sobre a terra. Sua música também é entoada para o controle das forças da natureza, como falta ou excesso de chuva. Os cantos são entoados ao som de cabaças transformadas em instrumentos musicais.
A antiga e intensa política de ocupação do território indígena fez com que a população indígena diminuísse. Contudo, as populações desta etnia ainda mantêm fortes indícios de unidade linguística e cultural, desenvolvendo a todo momento formas estratégicas relacionais diante das realidades que se vive no cenário nacional brasileiro com as quais querendo ou não são obrigados a conviver.
...