A DINÂMICA DE GRUPO E BUSINESS GAME
Por: RDOBOM • 5/3/2020 • Trabalho acadêmico • 651 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Gestão de Recursos Humanos
ANA CAROLINA MALERBI FERRÃO
Matrícula: 20183301779
DINÂMICA DE GRUPO E BUSINESS GAME
Rio de Janeiro – Polo Bay Market
2019
A utilização dessas ferramentas é de fundamental importância para diversas situações dentro das organizações, seja na fase de Recrutamento e Seleção, quanto na fase de Desenvolvimento e Aprimoramento dos talentos humanos da organização. Assim será possível reter esses talentos na organização, pois ao perceberem que são valorizados darão o melhor de si, tanto para seu crescimento profissional como o pessoal.
Na fase de seleção a realização de dinâmicas em grupo ajuda o RH a identificar aspectos que não são percebidos em um primeiro contato. A interação com colegas revela características importantes que podem ser desenvolvidas para um melhor desempenho profissional, além do crescimento pessoal.
A função da dinâmica é criar o ambiente mais natural possível, para que o candidato a vaga fique a vontade e reaja naturalmente diante dos desafios e situações apresentadas. Sua reação indica a preparação para o cargo, incluindo não só competências técnicas, como também aspectos comportamentais e facilidade para o trabalho em equipe.
Os principais objetivos das dinâmicas em grupo são: conhecer melhor o perfil comportamental do profissional, identificar habilidades e verificar se possui competências especificas, ou seja, aquelas que a empresa esteja buscando. Entre estes componentes avaliados, alguns são recorrentes como, por exemplo: liderança, relacionamento e comunicação interpessoal, criatividade, atitude e trabalho em equipe.
Já quando a dinâmica é realizada para motivação dos colaboradores os profissionais conseguem estabelecer uma melhor relação entre os colegas, incentivando a formação de equipes que podem ser replicadas no ambiente de trabalho.
Através dessas atividades, os participantes conseguem identificar características positivas e pontos a serem trabalhados, direcionando o desenvolvimento para essas questões. Também acumulam experiências para lidar com o outro dentro de uma situação real e que exige uma posição mais acertada, sem tanto espaço para erros como no ambiente proporcionado pela dinâmica de grupo.
Constantemente, verificam-se necessidades de as empresas terem equipes mais dinâmicas e proativas. Desta forma, gestores e colaboradores, estão buscando reestruturar seus processos e comportamentos a fim de garantirem melhorias e permitirem a tomada de decisão com diligência e eficácia, buscando resultados satisfatórios e aumentando seus níveis de desempenho. (CHIAVINATO, 2008).
O Business Games por ser uma ferramenta nova, muitas empresas ainda não conhecem e não utilizam, apesar que a mesma chegou com tudo no mundo empresarial trazendo inovação e versatilidade. Estes games envolvem três formativas da competência humana:
- A primeira é dada pelo conhecimento contextualizado da situação problema envolvida no jogo e dos fatores envolvidos na dinâmica do processo;
- A segunda é a habilidade desenvolvida pela ação prática de se jogar e interagir pelo jogo com os demais integrantes em ações integrantes;
- A terceira é a atitude promovida pela ênfase na competição e na cooperação.
Para inicio do treinamento, pode ser escolhida uma das atividades definida como “quebra-gelo” que serve para permitir que os participantes se apresentem uns aos outros e em seguida, leva-los ao tema em foco que será melhor compreendido após essa primeira dinâmica. Segundo Kroehnert (2001) mediadores mais experientes descobriram que o sucesso ou o fracasso de um programa, pode depender da interação do grupo e quebra de quaisquer barreiras que possam existir.
...