A FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO
Por: Maíra Xavier • 14/9/2022 • Resenha • 479 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO[pic 1]
Credenciada através da Portaria nº. 727 de 01/04/2019, publicada no D.O.U. de 02/04/2019.
Av. XV de Novembro, 57 – Centro – CEP 86.300-000. Cornélio Procópio – Paraná. Fone (43) 3523-6872
Site: www.facdombosco.edu.br e-mail: secretariageral@facdombosco.edu.br
Teorias e Técnicas Psicoterápicas I Humanismo
Professora: Karoline Lemes
Aluna: Ketllem de Melo Freitas
Cap I abordagem existencial Sartreana terapia vivencial
O texto traz que entre os filósofos existencialistas o que mais se destacou é que não apresenta um sistema concluído procura usar todos os recursos assim consegue ter compreensão do individuo como um ser único, para Sartre a liberdade é a existência. Sartre acredita que a consciência é definida como um vazio que se desliza para o objeto a que intencionalmente se dirige, na tentativa de se preencher, esse pensamento é no primeiro de Sartre, onde ele cita a importância da liberdade e que o individuo para ser livre acaba tirando a liberdade de outro, então é um ser não social , no segundo Sartre diz sobre avaliar influencias que o individuo esta submetido, a consciência é englobada pela vivencia, a análise Sartreana é o esclarecimento do projeto de vida de uma pessoa e de como ela o vivência.
No capítulo fala sobre psicoterapia vivencial e olhar para o cliente, compreende-lo como uma totalidade, ele é um ser construído através dos outros, porém o método fenomenológico é usado rigorosamente para compreender uma pessoa como realmente é e não como ser idealizado. O método fenomenológico busca compreender a realidade transformada em uma atitude terapêutica fundamental, toda compreensão parte diretamente do homem, o ser humano só pode ser compreendido a partir de si mesmo.
E nos traz a prática humanista, existencial e vivencial, o terapeuta humanista focaliza a capacidade como concretização de potencialidades ao invés de uma responsabilidade assustadora de uma liberdade em escolher. Na prática existencial tem diferença pois desafia cliente no sentido de fazê-lo criar seus valores, o terapeuta humanista já vai ajudar o cliente a descobrir o que ele quer da vida e quais seus potenciais. Na terapia vivencial o terapeuta desafia o cliente a perceber as formas que o impedem de ser feliz.
Podem ser utilizadas técnicas nas sessões, mas é preciso ter cautela as técnicas tem o papel de esclarecer aos clientes as suas experiências, porém a relação terapêutica, só ocorre mediante a existência de um encontro autêntico, como Buber falava.
Entendemos no decorrer que o homem só pode ser compreendido a partir de si mesmo, por mais que esteja repleto de problemas, ele é o melhor intérprete de suas emoções, ele pode se ajudar, pois é quem melhor se conhece.
...