A FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Por: M-M1-3 • 24/11/2020 • Artigo • 3.670 Palavras (15 Páginas) • 116 Visualizações
FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS: Dificuldades no Aprendizado
Autor[1], Rosilda França Gomes
Orientador: Izabel Cristina Zambianco[2]
RESUMO
A pesquisa apresenta uma análise sobre a Família na Educação dos Filhos: dificuldades no aprendizado. A abordagem é qualitativa, que nos proporcionou compreender o processo de aprendizagem da leitura. Com essa pesquisa constatamos que as principais dificuldades que os alunos apresentam para ler e escrever, são decorrentes de vários fatores, porém enfatizamos como mais importantes: falta de acompanhamento individual tanto da família como da escola, recursos inadequados, bem como a responsabilidade da família em manter as crianças na escola, aluno sem compromisso com a escola. Sendo assim, consideramos que este estudo nos trouxe respostas satisfatórias para nossos conhecimentos a respeito das dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo da leitura e escrita. Deste modo estamos estimuladas a avançar nossos estudos, contribuindo assim, não só para a nossa prática pedagógica, mas também por vocês leitores.
Palavras chaves: Família. Leitura. Escrita. Prática pedagógica.
SUMMARY
The research presents an analysis on the Family in the Education of Children: difficulties in learning. The approach is qualitative, which allowed us to understand the process of learning to read. With this research we found that the main difficulties that students have to read and write, are due to several factors, however we emphasize as most important: lack of individual accompaniment from both the family and the school, inadequate resources, as well as the family's responsibility in keep children in school, student with no commitment to school. Therefore, we consider that this study has given us satisfactory answers to our knowledge regarding the difficulties faced by students in the process of reading and writing. In this way, we are encouraged to advance our studies, thus contributing not only to our pedagogical practice, but also by you readers.
Key words: Family. Reading. Written. Pedagogic practice.
INTRODUÇÃO
Este estudo “Família na Educação dos Filhos: dificuldades no aprendizado”, insere-se numa temática muito falada, mas ainda com grandes ressalvas. É fundamental que os pais se integrem na vida escolar ativa dos seus educandos, de forma a conseguirem dar todo o apoio que eles necessitam no seu crescimento escolar.
A escola é um local onde os pais confiam à educação dos seus filhos e encontram nela um tipo de apoio para as suas vidas, sendo mesmo um elemento indispensável para os pais e encarregados da educação. Para propiciar um bom rendimento escolar, e trazer melhoras na aprendizagem é necessário haver estímulos que possam trazer ao aluno maior atenção na sala de aula, podendo ser criados jogos, palestras, dinâmicas que garantam a atenção do mesmo.
Apesar da busca constante de uma educação de qualidade, nos dias atuais percebe - se que os profissionais da educação procuram se qualificar com o objetivo de oferecer melhor ensino, obtendo maior aprendizagem por meio de novas estratégias, grandes inovações, novas metodologias, meio tecnológico que possibilita o profissional a ser mais dinâmico e tornar as aulas atraentes, possibilitando maior concentração e participação dos alunos.
Mesmo com tantos meios, têm sido em vão todo esforço e dedicação de muitos educadores, tendo em vista grande porcentagem de educandos que apresentam dificuldades na aprendizagem. Nota-se que o acompanhamento da família vem sendo cobrado cada dia mais pelos educadores, pois, por meio desse acompanhamento pode haver melhoria no rendimento escolar de alunos que possuem dificuldades de aprendizagem.
AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM
As dificuldades de aprendizagem têm servido de base para educadores encaminharem várias crianças para o acompanhamento com uma itinerante sem ao menos ter certeza que esses estudantes têm realmente dificuldade de aprendizagem. Os profissionais da educação devem ser capacitados para identificar as dificuldades de aprendizagem, tendo também como dever pedir encaminhamento para a o diagnostico e tratamento específico (OSTI, 2009).
O psicopedagogo assume papel relevante na abordagem e solução dos problemas de aprendizagem. Não procura culpado e não age com indulgência. De acordo com Bossa (2000, p. 14), “é comum, na literatura, os professores serem acusados de se isentarem de culpa e responsabilizar o aluno ou sua família pelos problemas de aprendizagem”, mas há um processo a ser visto, às vezes, os métodos de ensino tem que ser mudados, o afeto, o amor, atenção, isto tudo influi muito nessa questão.
Nesse caso, o psicopedagogo procura avaliar a situação da forma mais eficiente e proveitosa. Em sua avaliação, no encontro inicial com o aprendem-te e seus familiares, que é um recurso importantíssimo, utiliza a “escuta psicopedagógico”, que o auxiliará a captar através do jogo, do silêncio, dos que possam explicar a causa de não aprender.
Portanto, a psicopedagogia não lida diretamente com o problema, lida com o que causa o problema, ou seja, com as pessoas envolvidas. Estes envolvidos são os familiares e os professores levando em conta aspectos sociais, culturas, econômicos e psicológicos.
Dessa forma pode se perceber que a evolução escolar vem se estendendo ao longo dos anos, mas nem por isso deixar de haver dificuldades. Por isso, os educadores, devem estar atentos aos problemas negativos que ocorrem frente ao ensino, e consequentemente aos problemas futuros que isso possa vir causar. E juntamente com a família e o psicopedagogo esses problemas podem ser minimizados ou até evitados com um bom acompanhamento e uma boa atenção que devem ser voltados a esses alunos. A educação vem sofrendo avanços a cada ano, e é ela a responsável por grande parte da formação do ser humano.
Mesmo assim, gestores e professores das unidades escolares alimentam, ainda, a ilusão de uma maior participação dos pais na escola, que seria resultado de uma ação formativa da escola em relação à família. Dessa forma, a pouca participação da família na Instituição Escolar, tem sido a principal causa da dificuldade na aprendizagem do aluno.
Em suma, a psicopedagogia busca responder problemáticas derivadas do processo do conhecimento, tentando solucionar ou amenizar problemas relacionados à aprendizagem e, portanto, ao fracasso escolar. E, é nesta perspectiva que defende e aponta o uso de atividades lúdicas para obter diagnósticos com aspectos que podem ser omitidos em situações formais. Isto é, em seu trabalho o psicopedagogo busca um diagnostico que realmente possibilite a compreensão do funcionamento dos processos cognitivos, assim como, afetivo e social da criança.
...