A FORÇA DA RADIO PEÃO NA INSTITUIÇÃO
Por: MelZuccolotto • 18/9/2019 • Monografia • 19.551 Palavras (79 Páginas) • 140 Visualizações
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
CURSO DE PSICOLOGIA
MARCELA SEIXAS PONTES
MARIA EULALIA FERRAZ ZUCCOLOTTO
ADOLESCENTES, FAMÍLIA, E ATO INFRACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
RIBEIRÃO PRETO
2011
MARCELA SEIXAS PONTES
MARIA EULALIA FERRAZ ZUCCOLOTTO
ADOLESCENTES, FAMÍLIA, E ATO INFRACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Monografia apresentada à Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, como requisito para a obtenção do grau de Bacharel em Psicólogia, sob orientação do Prof. Dra. Mariana Araújo Noce.
RIBEIRÃO PRETO
2011
MARCELA SEIXAS PONTES
MARIA EULALIA FERRAZ ZUCCOLOTTO
ADOLESCENTES, FAMÍLIA E ATO INFRACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
O presente trabalho foi examinado, nesta data, pela Comissão de Examinadora composta pelos seguintes membros:
___________________________________________
Profº Dra. Mariana Araújo Noce.
Universidade de Ribeirão Preto
___________________________________________
Profº Dra. Juliana Vendruscolo
Universidade de Ribeirão Preto
MÉDIA: ___________.
Ribeirão Preto,___/___/2011.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus que nos capacitou e nos deu forças para conseguirmos vencer mais essa batalha e podermos chegar até o final desse sonho com êxito.
Agradecemos também aos nossos pais que puderam nos proporcionar a oportunidade da realização de um ensino superior. Aos nossos professores que nos ajudaram e tiveram uma grande contribuição na nossa formação acadêmica. Aos nossos amigos que tiveram participações diretas e indiretas nesse projeto. E em especial a nossa orientadora pela sua dedicação e atenção dispensada. A todos vocês fica o nosso “muito obrigada”!!
EPÍGRAFE
RESUMO
Este trabalho abrange a investigação sobre as possíveis influências da família no envolvimento de adolescentes com o ato infracional. Para realização do mesmo foi utilizado a revisão integrativa como método, que possibilita ser realizado uma síntese sobre vários estudos que foram publicados e a realização de conclusões gerais a respeito de um determinado assunto de estudo. A partir da revisão literária e da revisão integrativa que foram realizadas foi levantar dados sobre a possível influência da família na entrada do adolescente no crime. Os resultados apontaram que a falta de estabilidade ou mesmo a fragilidade dos vínculos que foram estabelecidos durante o desenvolvimento do sujeito, juntamente com os eventos estressores vivenciados pelos mesmos poderiam estar associados com a manifestação dos comportamentos dos desadaptivos de adolescentes podendo ser entendidos como facilitadores para entrada do adolescente na vida delituosa. Como forma de prevenção a violência realizada por adolescentes programas de redução a violência juvenil, deveriam ser iniciados na infância e prolongados até a adolescência. Aspectos familiares satisfatórios e o ajustamento escolar podem ser um meio de prevenção juntamente com a detecção precoce de fatores de risco. Os adolescentes infratores apresentaram dificuldade de comunicação com a família e em pedir ajuda para a mesma, influencia do pares na iniciativa do ato infracional que gerou afastamento dos mesmos de suas famílias. Grande parte dos jovens infratores tiveram uma infância e adolescência difíceis e marcadas por dificuldade financeira. Os processos vivenciados pelos adolescentes se referem à estruturação subjetiva, priori e fixada e tudo o que acontecer com o mesmo irá gerar importantes reorganizações estruturais, assim a constituição subjetiva e os sintomas produzidos estarão acoplados com a inserção social da pessoa a qual o adolescente irá se projetar, ou seja, no Outro A maioria dos adolescentes em conflito com lei provém de famílias divididas e de pais separados, possuem desentendimentos e desafetos com suas famílias, apresentam pouco comunicação intra-familiar, escassez de cuidados maternos, violência familiar, rejeição por parte de algum membro da família, baixa escolaridade parental, e assim essas vulnerabilidades da família mostram agravamentos para saúde e violências sofridas. O comportamento antissocial de familiares, o numero de irmãos, o uso de drogas, conflitos na família e praticas educativas parentais estão ligados com a variância do comportamento infrator, e assim apontasse a importância da família no desenvolvimento da conduta infratora. Com o trabalho realizado pode ser concluído que a família tem toda influência na formação do indivíduo, sendo referencial positivo ou negativo, dependendo da estrutura familiar desenvolvida através do relacionamento intrafamiliar.
Palavras-Chave: Adolescentes. Ato Infracional. Família. Revisão Integrativa.
ABSTRACT
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 8
2. REVISÃO DA LITERATURA 9
2.1. ADOLESCÊNCIA 9
2.2. ADOLECENTES E O ATO INFRACIONAL 14
2.3. CONCEPÇÕES DE FAMÍLIA 18
2.4. ADOLESCÊNCIA E FAMÍLIA 21
2.5. MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS 24
3. OBJETIVO 26
4. METODOLOGIA 27
4.1 MATERIAIS E MÉTODOS 27
4.1 AMOSTRAGEM DE ESTUDOS PARA REVISÃO 27
...