A Gestão de Pessoa
Por: Ana Paula Fernandes • 8/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.997 Palavras (8 Páginas) • 2.550 Visualizações
Respostas:
1 Definir os três significados do termo RH.
a- RH como função ou departamento: onde ele funciona como órgão de staff, ou seja, prestador de serviços.
b- RH como um conjunto de práticas de recursos humanos: aqui se dá no modo como ele opera suas atividades.
c- RH como profissão: aqui se dão os profissionais contratados para trabalhar em tempo integral nesta área.
2. Qual é o contexto da GP?
O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações, sendo uma relação de mútua dependência, onde uma precisa da outra para existir e crescer. E sem as pessoas e as organizações não seria possível existir uma Gestão de Pessoas. As organizações precisam das pessoas para atingir seus objetivos e atingir suas missões e as pessoas precisam da organização para que possam alcançar vários objetivos pessoais.
3. Comentar a compatibilização entre objetivos organizacionais e individuais.
Em relação a compatibilização entre os objetivos organizacionais e individuais podemos mencionar que é de suma importância, pois, caso os objetivos individuais estejam desalinhados com os da organização possivelmente isso acarretará em vários problemas, desde a falha na produção ou na entrega de serviços até o mau relacionamento com os clientes. Podemos citar também uma desmotivação nos funcionários impactando o rendimento da empresa. Assim podemos concluir que ambos têm de falar a mesma língua para ter um equilíbrio e um bom aproveitamento dentro da empresa.
4. Pessoas como recursos ou como parceiros. O que isso significa?
As organizações só funcionam à medida que as pessoas se tornam em conjunto parceiros da organização, pois, cada um com sua contribuição de algum recurso faz com que sejam possíveis o crescimento e o aumento de resultados. Um exemplo se dá nos clientes que a empresa possui, esses contribuem adquirindo seus bens ou serviços colocados no mercado.
5. Dar duas definições para GP.
Gestão de pessoa é o conjunto integrado de atividades de especialistas e gestores no sentido de proporcionar competências e competitividade a organização.
Outro conceito, é que, Gestão de pessoa é a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, onde o elemento fundamental do seu capital intelectual é a base do seu sucesso.
6. Quais os principais objetivos da GP?
Os objetivos são variados, que devem contribuir para a eficácia organizacional dentre eles estão alguns:
a- Ajudar a organização a alcançar seus objetivos/resultados e realizar sua missão;
b- Proporcionar competitividade à organização fazendo com que a força das pessoas seja mais produtiva;
c- Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas treinando e capacitando-as, e tendo como segundo passo recompensá-las por bons resultados;
d- Aumentar a autoavaliação e a satisfação das pessoas no trabalho;
e- Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;
f- Administrar e impulsionar a mudança;
g- Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
h- Construir a melhor empresa e a melhor equipe.
7. Explicar e comentar a tríade de GP.
Para conseguir atingir os objetivos organizacionais deve-se adotar a tríade dos bons resultados: motivação, relacionamento e produtividade. A motivação é um “sentimento” intrínseco”, que já está dentro de mim e o que a empresa pode fazer é estimular, seja positivamente ou negativamente. Mesmo com um cenário em que se requer uma cobrança acima da média para o funcionário, a liderança não pode esquecer de propor estímulos para seus funcionários. Já o relacionamento tem de existir apesar das dificuldades, da necessidade de realizar o controle e de evitar os custos, os relacionamentos vão progredir se a liderança manter um canal aberto para o diálogo, com oportunidade para as críticas e sugestões. E por fim, a produtividade é construída a partir da motivação do funcionário e da definição de métodos e critérios específicos para organizar o dia a dia de todos os participantes da empresa. Não adianta a liderança se isolar, falar em melhorar os resultados, se a maneira para chegar até lá não está clara para os colaboradores. Reuniões práticas e objetivas, definição de um cronograma acessível a todos são uma maneira de estabelecer isso.
8. Quais são os processos de GP?
Os seis processos básicos da gestão de pessoas são: Processo de agregar pessoas, Processo de aplicar pessoas, Processos de recompensar pessoas, Processos de desenvolver pessoas, Processos de manter pessoas, Processos de monitorar pessoas.
9. Explicar os processos de agregar pessoas.
São os processos utilizados para incluir novas pessoas na organização, incluindo desde o recrutamento de pessoal até a seleção de pessoal.
10. Explicar os processos de aplicar pessoas.
São basicamente os processos utilizados para desenhar quais são as atividades que essas pessoas irão desempenhar na organização, abrangendo desenho de cargo, análise e descrição de cargo e a avaliação do desempenho.
11. Explicar os processos de remunerar pessoas.
São os processos utilizados para recompensar as pessoas pelo trabalho/esforço desempenhado dentro da empresa para ser possível a satisfação de suas necessidades individuais, podendo ser o plano de cargos e salários.
12. Explicar os processos de manter pessoas.
São os processos utilizados para lidar com o clima organizacional, cultura, higiene, segurança, qualidade de vida e manutenção de relações sindicais, criando condições psicológicas e ambientais saudáveis para as atividades das pessoas.
13. Explicar os processos de desenvolver pessoas.
Processos utilizados para incrementar e capacitar as pessoas investindo em suas habilidades contribuindo para um desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas, envolvendo
...