A Globalização na Adolescência
Por: Isabellavalota • 4/9/2018 • Trabalho acadêmico • 291 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
[pic 1]
Universidade de Cuiabá
Aluna: Isabella dos Santos Valota
Curso: Psicologia
Disciplina: Desenvolvimento Humano II
Turma: 3° Semestre
Período: Matutino
Professor: Gabriel Paes de Barros
Globalização na Adolescência.
A atual geração de adolescentes vivencia uma das maiores consequência da globalização que é o avanço da tecnologia. Com isso, os jovens estão interligados com o mundo todo, noticias se espalham rápido, músicas, modas, etc. Jovens de cada país tem sua cultura que podem ser espalhadas e vistas por vários lugares do mundo.
Os jovens hoje em dia necessitam de mais aprendizado para se ingressar em um mercado de trabalho, essa fase considera-se muito importante na vida do individuo, pois é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta. A adolescência não é a mesma no mundo todo, pois sua cultura e tradições influenciam como eles vivem em sociedade, por exemplo, muitos países a virgindade das meninas devem ser protegida rigorosamente.
A tradição vem mudando ao decorrer do tempo, antigamente as meninas viviam apenas para aprender a ser dona de casa. Hoje em dia, o emprego para mulheres já são reconhecidas em varias partes do mundo.
Com a globalização o adolescente recebe cada dia mais noticias num período mais rápido, tendo também uma aceleração no seu crescimento e na sua formação. As influencias podem vir da mídia, da escola, amigos, família.
O conceito de adolescente é novo e vem sendo construído historicamente.
Passa a ser reconhecida como um momento critico na vida dos jovens, um momento de indecisão, rebeldia, começa ter mudanças, puberdade. Mas seu convívio social foi mudando ao decorrer do tempo. A globalização vem ajudando o adolescente em vários aspectos, como citado anteriormente, no mercado de trabalho e meio de comunicação. A mudança cultural pode ser tanto libertadora como desafiadora.
...