A Gravidez na Adolescência
Por: zefiradantas • 8/6/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 4.029 Palavras (17 Páginas) • 119 Visualizações
RESUMO
A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 12 e 19 anos, é uma época de várias descobertas. É uma fase que passa por diversas modificações físicas, biológicas e psicológicas. Esta pesquisa abordará fatores e particularidades relacionados à gravidez em adolescentes cursando o Ensino Médio, e mostrará por meio de pesquisa de campo que, com o aparecimento de uma gestação nessa fase da vida, possivelmente ocorrerão implicações, mudanças, transformações e surgirão muitos desafios a serem enfrentados.
Palavras-chave: Gravidez na Adolescência, Ensino-Médio, Psicologia Escolar.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
1.1 Apresentação 6
1.2 Tema/Levantamento Bibliográfico 6
1.3 Objetivo geral 7
1.4 Objetivos específicos 7
1.5 Hipóteses 7
1.6 Justificativa 7
2 MÉTODOS 9
2.1 Sujeitos 9
2.2 Instrumentos 9
2.3 Aparatos de pesquisa 9
2.4 Procedimento para coleta de dados 9
2.5 Procedimento para análise de dados 9
2.6 Ressalvas éticas 10
3 DESENVOLVIMENTO 11
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
6 APÊNDICE 20
7 ANEXO 21
LISTA DE ANEXOS
Anexo I – Carta de Apresentação
Anexo II - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Anexo III - Entrevista realizada em 30 de outubro de 2018 com a Entrevistada A
Anexo IV- Entrevista realizada em 6 de novembro de 2018 com a Entrevistada B
Anexo V - Entrevista realizada em 12 de novembro de 2018 com a Entrevistada C
1. INTRODUÇÃO
- Apresentação
Na época medieval, a gravidez era vista como uma obrigação do casal, principalmente da mulher, em caso de infertilidade a mulher era mal vista pela sociedade sendo a única culpada, o homem era isento de qualquer responsabilidade. A mulher grávida era protegida e elevada a um grande patamar, era exibida como um troféu. Já no século XlX, a mulher deveria engravidar jovem e ter muitos filhos, no mínimo oito. Elas tinham que ficar escondidas da comunidade, pois mostrava que ela tinha participado de um ato sexual, tirando assim a imagem de que a mulher era pura e recatada. Era difícil para as mulheres, tanto da classe alta como da classe operária: as mais ricas não podiam ir às festas e eventos públicos, as pobres perdiam os seus empregos assim que era anunciada a gravidez, ou seja, em ambas as situações a gestante perdia a sua independência. Muito dos partos eram feitos em casa, acompanhados por uma parteira.
Os movimentos feministas e a descoberta de métodos anticoncepcionais favoreceram para que muitas mulheres lutassem por igualdade de direitos em relação aos homens. A partir de então, a mulher consegue dedicar mais tempo aos estudos, em função das exigências do mercado. E, com o advento dos métodos anticoncepcionais, o planejamento familiar torna-se uma realidade, oferecendo às mulheres a oportunidade de escolherem o momento apropriado para engravidar, não sendo mais por determinação da sociedade.
- Tema/Levantamento Bibliográfico
Para a realização deste trabalho de pesquisa sobre quais são os desafios encontrados pelas adolescentes que engravidam no ano letivo escolar, mais especificamente durante o Ensino Médio no Brasil. Para entendimento das dificuldades e obstáculos que impactam na continuidade desta aluna na comunidade escolar, serão consultados artigos científicos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso já publicados e acessíveis através de bibliotecas científicas virtuais, além de pesquisas a serem realizadas em livros que contenham a temática abordada.
- Objetivo geral
Investigar e descrever os desafios enfrentados pelas alunas que engravidam durante o Ensino Médio.
- Objetivos específicos
Descrever as dificuldades de relacionamentos encontrados no período. Descrever os desafios fisiológicos apresentados pela gravidez durante o Ensino Médio.
- Hipóteses
Dificuldade em lidar com a reação/aceitação dos colegas frente à nova condição da adolescente. Necessidade de acolhimento da comunidade escolar. Conciliar a vida escolar com a condição de gestante.
- Justificativa
Este tema foi escolhido com intuito de pesquisar o aumento do índice de gravidez na adolescência e entender os motivos da evasão escolar motivada pela gestação identificando quais as dificuldades e os conflitos encontrados pela gestante ao longo do período letivo. A proposta é levantar questões que possam ajudar a conhecer o contexto da receptividade do ambiente escolar e suas influências sobre a gestante e suas expectativas para o futuro e, com isso, aprofundar o assunto e levar mais informação para a sociedade.
...