A Historia Da Psicologia
Artigos Científicos: A Historia Da Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pamella28 • 20/3/2014 • 1.733 Palavras (7 Páginas) • 601 Visualizações
Resumo de Psicologia
Conceito: Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais do individuo.
Historia da Psicologia: A psicologia ocidental surgiu entre os gregos, no período anterior a era cristã.
Psicologia entre os Gregos (primórdios): Os filósofos pré-socráticos preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção.
Sócrates: Se preocupava com Limite que separa o homem dos animais (razão). Esta teoria postulava que, a razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos que seria a base da irracionalidade. Com Sócrates a psicologia na antiguidade ganhou consistência.
Platão: Procurou definir um “lugar” para a razão no nosso próprio corpo, e este lugar seria a cabeça, onde, portanto se encontraria a “alma” do homem. A medula seria o elemento de ligação da alma com o corpo. Este elemento de ligação era necessário porque Platão idealizava a alma separada do corpo, ou seja, quando alguém morria,o corpo desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar o outro corpo.
Aristóteles: Postulava que tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta possui a sua “alma”. Desta forma, os vegetais, os animais, e o homem teriam alma. Estudou as diferenças entre razão, percepção e sensação (“DA ANIMA”).
Obs: Portanto, 2.300 anos antes do advento da Psicologia científica os Gregos já haviam formulado duas “Teorias”: platônica, que postulava a imortalidade da alma e a concebia separada do corpo, aristotélica, que afirmava a mortalidade da alma e a sua relação de pertencimento ao corpo.
A psicologia no império romano e na idade média:Uma das principais características desse período é o aparecimento e desenvolvimento do cristianismo (uma força religiosa que passa a força política dominante). Assim sendo a psicologia nesse período é relacioná-la ao conhecimento religioso, já que, ao lado do poder econômico e político, a igreja católica também monopolizava o saber e, conseqüentemente o estudo do psiquismo. Dois grandes filósofos representaram esse período: Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
Santo Agostinho, inspirado em Platão também fazia uma cisão entre alma e corpo, acrescentando que a alma era, além da sede da razão também a prova de uma manifestação divina no homem.
São Tomás de Aquino viveu num período que prenunciava a ruptura da Igreja Católica, e o aparecimento de protestantismo – uma época que preparava a transição para o capitalismo, com a revolução francesa e a revolução industrial na Inglaterra. Buscou em Aristóteles a distinção entre essência e existência, postulando que o homem, na sua essência, busca a perfeição através da sua existência; sendo que essa busca do homem pela perfeição só seria possível pela busca de Deus.
Psicologia no Renascimento: Renascimento marca o início de uma época de transformações radicais no mundo europeu. A transição para o capitalismo começa uma nova forma de organização da vida econômica e social. A Racionalidade do homem apareceu como a grande possibilidade de construção de conhecimentos, propiciando o início da sistematização do conhecimento científico.
Copérnico - o planeta não é o centro do universo
Galileu estuda a queda dos corpos - surge à física moderna. Sistematização do conhecimento científico.
Descartes - separação entre mente e corpo. Origem da psicologia científica
A origem da psicologia científica:
Na Sociedade Feudal: Modo de produção voltado para a subsistência, sendo a terra a principal fonte de produção. Hierarquia rígida estabelecida, não havendo mobilidade social:- relação senhor x servo. Autoridade tinha crédito da verdade.
Capitalismo: mundo em movimento, produzir mais, novas matérias-primas, contratou o trabalho de muitos que se tornam consumidores das mercadorias produzidas Homem se torna livre capaz de construir seu futuro; conhecimento torna-se independente da fé.
Século 19: A psicologia passa a ser estudada pela fisiologia e pela Neurofisiologia. O capitalismo trouxe consigo também “a máquina”. Todo o universo passou a ser pensado como uma máquina, isto é, podemos conhecer o seu funcionamento, a sua regularidade.
A psicologia científica: A psicologia moderna nasceu na Alemanha no final do século 19, na universidade de Leipzig, com Wundt, Weber , Fechner, e o inglês Edward B. Tichner, e o americano William James. Seu status de ciência é obtido à medida que se “liberta” da Filosofia, e desta forma sob os novos padrões de produção de conhecimento, passam a: 1)definir seu objeto de estudo ( o comportamento, a vida psíquica, a consciência); 2)delimitar seu campo de estudo, diferenciando-o de outras àreas de conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia; 3)formular métodos de estudo deste objeto; 4)formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área.
Funcionalismo (W.James): Para o Funcionalismo o que importa responder: “o que fazem os homens” e “porque o fazem”. E para responder isto, W. James elege a consciência como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a “usa” para adaptar-se ao meio.
Estruturalismo (W.James e Titchner): Uso do laboratório para estudar a consciência, aspectos estruturais, os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central.
Associacionismo (Edward L.T.): formulou a primeira teoria de aprendizagem na Psicologia. Formulou a Lei do Efeito, que viria a ser de grande utilidade para a Psicologia Comportamentalista. De acordo com essa lei, todo comportamento de um organismo vivo tende a se repetir, se nós recompensarmos o organismo assim que este emitir o comportamento. Por outro lado, o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado após sua ocorrência. E, pela Lei do Efeito, o organismo irá associar essas situações com outras semelhantes.
As principais teorias da psicologia no século 20: Behaviorismo ou Teoria S-R - Nasce com Watson, nos Estados Unidos e tornou-se importante por ter definido o fato psicológico de modo concreto, a partir da noção de comportamento.
Gestalt- Nasce na Europa e, postula a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade.
Psicanálise- Nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia
...