A História da Psicologia - Carl Jung
Por: Elizeth14 • 24/5/2024 • Trabalho acadêmico • 253 Palavras (2 Páginas) • 99 Visualizações
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA - CARL JUNG
Carl Jung é responsável por desenvolver conceitos fundamentais para a compreensão da psiquê humana, como o inconsciente coletivo, os arquétipos, complexos e individuação.
Jung sempre teve uma conexão forte com a natureza, a história e a filosofia. Por influência de seu pai, seguiu a carreira eclesiástica; cursou medicina em Basileia, na Suíça, onde viveu desde os quatro anos. Em seus estudos, decidiu focar em questões sobre a mente humana e psiquiatria. Concluiu seu doutorado em Zurique, com a dissertação “Psicologia e Patologia dos Fenômenos chamados Ocultos”.
Durante seus estágios, Jung identificou como certas palavras provocavam respostas emocionais diferentes em seus pacientes, e decidiu enviar uma cópia de seus estudos para Freud, em 1906. No entanto, Jung não concordava com certas afirmações de Freud sobre os conflitos psíquicos, ao passo que Freud discordava de Jung em relação ao seu interesse por fenômenos espirituais.
Se por um lado, Jung defendia o inconsciente coletivo, Freud erguia o estandarte do inconsciente individual. Essas desavenças fizeram com que se separassem e Jung fundasse enfim a Psicologia Analítica, por meio da qual Jung buscou se aprofundar em estudos sobre o consciente, o inconsciente, e a relevância dos traumas e do passado em geral do indivíduo sobre o seu comportamento atual.
Jung ainda defendia conceitos como:
- Inconsciente Coletivo
- Arquétipos
- Individuação
- Persona
- Sombra
- Complexos
- Sincronicidade
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SUL C. S. M. U. Carl Gustav Jung: conheca o criador da Psicologia Analítica. Universidade Municipal São Caetano do Sul, 2024.
A História da Psicologia Moderna, por Duane P. Schultz & Sydney Ellen Schultz
...