A IMPORTÃNCIA DO DIAGNÓSTICO PARA A INTERVENÇÃO PRECOCE DA PESSOA COM AUTISMO ASSOCIADO À DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Por: Beatriz Andrey • 7/3/2017 • Trabalho acadêmico • 7.089 Palavras (29 Páginas) • 715 Visualizações
BEATRIZ ZEPPELINI B. DE M. NASSER
A IMPORTÃNCIA DO DIAGNÓSTICO PARA A INTERVENÇÃO PRECOCE DA PESSOA COM AUTISMO ASSOCIADO À DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS
NÚCLEO DE APOIO DE SÃO PAULO - ZONA LESTE
JABOTICABAL – SP
2009
BEATRIZ ZEPPELINI B. DE M. NASSER
A IMPORTÃNCIA DO DIAGNÓSTICO PARA A INTERVENÇÃO PRECOCE DA PESSOA COM AUTISMO ASSOCIADO À DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial com Ênfase na Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual.
Orientador (a): Prof.(a) Márcia Duarte.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS
NÚCLEO DE APOIO DE SÃO PAULO - ZONA LESTE
JABOTICABAL – SP
2009
Dedicamos
a nossa família, pela paciência e compreensão durante nossas ausências.
AGRADECIMENTOS
A Deus, pelo sentido da vida.
Aos professores e orientadores, pela dedicação e contribuições.
Aos colegas de curso de pós-graduação, pela adorável convivência.
Ao meu esposo, pela ajuda e compreensão.
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (PIAGET, http://www.sitequente.com/frases/educacao.html)
RESUMO
Esta pesquisa apresenta como tema central o estudo das questões relativas ao diagnóstico e a estimulação precoce de crianças com autismo. Temos como objetivo geral a caracterização da dificuldade no processo de busca e luta por um diagnóstico preciso e um tratamento que realmente estimule a pessoa com autismo associado à deficiência intelectual. Frisando que tudo isso deve ocorrer o mais breve possível, enquanto o afetado é ainda um bebê, para obtermos melhores resultados e o bebê possa ser mais estimulado enquanto seu cérebro está em maior transformação e evolução. A coleta de material foi realizada por meio da leitura de livros, revistas e sites relacionados ao assunto. Com esse referencial teórico trabalhamos os seguintes temas: Transtornos Invasivos do Desenvolvimento; A dificuldade no diagnóstico prejudica a estimulação precoce; A história do Autismo; Ideologia da inclusão.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................7
1 TRANTORNOS INVASIVOS DO DESENVOLVIMENTO..........................................9
1.1 Transtorno de Rett..................................................................................................9
1.2 Transtorno Desintegrativo da Infância..................................................................10
1.3 Transtorno de Asperger........................................................................................10
1.4 Transtorno Invasivo do Desenvolvimento sem outra Especificação....................11
1.5 Transtorno Autista................................................................................................11
2 A DIFICULDADE NO DIAGNÓSTICO PREJUDICA A ESTIMULAÇÃO PRECOCE..................................................................................................................14
3 TRAJETÓRIA DO AUTISMO..................................................................................19
4 IDEOLOGIA DA INCLUSÃO...................................................................................22
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................26
REFERÊNCIAS..........................................................................................................28
INTRODUÇÂO
O tema do seguinte trabalho é Autismo e diagnóstico, para sua delimitação escolhemos abordar como tema central: A importância do diagnóstico precoce da pessoa com autismo associado à deficiência intelectual, para que ocorra uma estimulação no melhor momento da vida, ou seja, enquanto se é um bebê.
Este trabalho procura apresentar dados que elucidem a importância do diagnóstico precoce para pessoa autista, pois o quanto antes é realizado o diagnóstico mais rápido se pode fazer uma intervenção que minimize os riscos e defasagens que a síndrome acarreta.
Objetivamos, com esse trabalho, ilustrar a importância do diagnóstico precoce para a pessoa com autismo associado à deficiência intelectual, o que possibilita a realização de intervenções, como a estimulação precoce, que auxiliam no processo de desenvolvimento e minimizam os riscos da deficiência.
Para a realização deste estudo utilizaremos a pesquisa bibliográfica por meio de livros, revistas e sites relacionados ao assunto.
No primeiro capítulo enfocamos nosso trabalho nos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, onde o autismo está inserido, e falamos sobre características básicas para o diagnóstico de pessoas autistas.
No segundo capítulo abordamos as temáticas dificuldade no diagnóstico e estimulação precoce, falando sobre a importância do diagnóstico precoce para a estimulação essencial e de como seria importante que todas as crianças tivessem acesso a bons médicos e profissionais qualificados para um atendimento de qualidade.
...