TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IRA DE UM ANJO

Por:   •  9/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE SOBRE O DOCUMENTÁRIO “A IRA DE UM ANJO”

1. Construa, em suas palavras (baseando-se nos textos de referência), uma definição de entrevista.

Entrevista, antes de toda e qualquer coisa, assim como disse Santos (2014) é um técnica utilizada para obter informações sobre alguém ou algo, em detrimento de algum saber, que será elucidada no diálogo entre duas ou mais pessoas, sendo bastante utilizada na psicologia, mas também em outras áreas como medicina, jornalismo, administração, entre outras.

2. Qual foi a finalidade da entrevista utilizada pelo profissional? Justifique.

(a questão 2 e 3 eu fiz juntas. A resposta está abaixo da questão 3)

3. Qual o tipo de entrevista utilizada?

Durante toda a entrevista, ficou bem claro que o que o profissional parecia realmente queria era enquadrar a paciente – no caso, Beth – em alguma patologia. Com isso, ele utilizou das técnicas da entrevista diagnóstica, com o intuito de encerrar ali as possibilidades de ser de Beth, e prosseguir com uma entrevista de encaminhamento, uma vez que não seria ele a trata-la.

4. Quanto ao aspecto ético, como você analisa os procedimentos da profissional?

Numa entrevista de cunho psicológico, o que se almeja é obter informações o suficiente para “montar um cenário” ou esclarecer experiências vividas. Com isso, o que se torna necessário é fazer perguntas um tanto mais amplas, sem ser tão diretiva, para dar espaço ao indivíduo de falar sobre o que aconteceu e como ele se sentiu diante do ocorrido. No caso do profissional que entrevistou Betty, isso claramente não aconteceu. Como se não bastasse as implicações de filmar uma criança numa entrevista onde se expõem conteúdos pessoais da vida dela e de sua família, o profissional foi extremamente tendencioso em suas perguntas, muitas vezes fazendo a garota apenas concordar com o que ele dizia, ao invés de contar o que realmente aconteceu, o que deixa claro a falta de ética no âmbito profissional da pessoa em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com