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A Ideologia e signo ideológico

Por:   •  4/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

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IDEOLOGIA E SIGNO IDEOLOGICO

O indivíduo é ser em constante movimento, passivo e ativo na sociedade, inserido na história e constituído de suas próprias relações sociais, que se insere na sociedade através da linguagem, veículo da ideologia. O campo da psicologia define o termo ideologia como um conjunto de crenças, no entanto de acordo com Maritiza Montero (1995), “O termo parece estar, dessa maneira, servindo a diversos objetivos; refere-se a maneira de pensar; típica de indivíduos ou de grupos em particular e, por sua vez assinala a ação distorcida” o que nos leva a compreender que o termo ideologia descreve dois pontos: (1) conjuntos de ideias, (2) meio de ocultamento e distorção do real.

Seguindo o pensamento marxista, a ideologia é colocada como o conjunto de proposições, da sociedade burguesa, que tem o intuito de fazer aparentar que os interesses da classe dominante são o interesse coletivo, construindo assim uma hegemonia dominante desta classe. Essas ideias surgem com a força de fatos naturais, habituais e como se fosse um conhecimento partilhado por todos, que são transmitidos através dos discursos. No plano estrutural a ideologia será articulada pelas instituições que respondem pelas formas jurídicas, no plano individual se reproduz em função da história de vida e da inserção especifica de cada um em seu determinado grupo (LANE, 2007).

Partindo do pressuposto marxista, para Bakhtin ideologia são todas as manifestações superestruturais porém engloba o universo da arte, ciência, filosofia, religião, direito, ética, política; envolvendo todas as áreas da criatividade intelectual humana –produto da cultura imaterial, logo vai em contrapartida a concepção de que a ideologia existe para ocultar o real (FARACO, 2003). Bakhtin e o Círculo constroem um conceito de ideologia com base no movimento, destroem e reconstroem o conceito, assimilando ideologia oficial a ideologia cotidiana sendo a ideologia oficial: dominante e a ideologia do cotidiano: constituída, a medida que as relações do indivíduo com a ideologia vão se aprofundando, as enunciações se relacionam e se integram no sistema ideológico que vai se tornar constituído naquele determinado grupo. (MIOTELLO, 2008) O produto da criação ideológica é sempre um signo, eles se dão a partir das interações sociais, a criação ideológica é fundamenta na natureza semiótica –todos os produtos da cultura possuem significado e podem ser vistos como signos (FARACO, 2003). Com base nestes termos podemos compreender que a série “Todo Mundo Odeia o Chris” se torna um veículo para disseminação dos significados e signos daquela população negra e de sua própria história de vida, autor Chris Rock.

LUANA VANESSA GONÇALO 1010770

LANE, Silvia Tatiana Maurer. Consciência/alienação: a ideologia no nível individual. In. LANE, Silvia Tatiana Maurer; CODO, Wanderley. (Orgs.). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2007. p.40-47.

MONTERO, Maritiza. Estratégias discursivas ideológicas. In. LANE, Silvia Tatiana Maurer; SAWAIA, Bader B. (Orgs.). Novas Veredas da Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 83-96.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo, Sp.1º Ed. Parábola editorial, 2003.

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