A Ignorância e Verdade
Por: 45019936855 • 6/3/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 384 Palavras (2 Páginas) • 70 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Curso de Psicologia- Noturno, 1º semestre
Profº: Renato Bulcão
Gabrielli de Oliveira Barros RA: F31IJA1
Comentário sobre trecho do texto, Ignorância e Verdade – Capitulo 1.
“A incerteza é diferente da ignorância porque, na incerteza, descobrimos que
somos ignorantes, que nossas crenças e opiniões parecem não dar conta da
realidade, que há falhas naquilo em que acreditamos e que, durante muito tempo,
nos serviu como referência para pensar e agir. Na incerteza não sabemos o que
pensar, o que dizer ou o que fazer em certas situações ou diante de certas coisas,
pessoas, fatos, etc. Temos dúvidas, ficamos cheios de perplexidade e somos
tomados pela insegurança.”
Ignorância, incerteza e insegurança, são as três palavrinhas que se complementam no texto, e na vida. Ao longo do texto, foi citado que a dúvida nos faz querer saber o que não sabemos, e assim podemos acabar com nossa insegurança e descobrir nossa ignorância. Assim superamos nossa incerteza.
A dúvida é algo que nos trás curiosidade, faz com que pensemos e nos interessemos sobre tal assunto, tema, filme etc. Com isso, podemos acabar com nossa insegurança, sanando com todas as questões que possam existir. Da mesma forma é a incerteza. Quando estamos incertos com algo, procuramos provas, para que aquilo deixe de ser uma dúvida. Assim como as crianças, que estão sempre atentas a tudo, sempre com uma curiosidade na ponta da língua. E desse modo vemos que a ignorância é algo bem diferente da insegurança. A verdade é, que nos ignoramos coisas que não nos chama atenção e isso faz com que não exista interesse naquilo. Ignoramos e nem nos damos conta, por que não sabemos que isso está acontecendo.
Quando nos damos conta dessas coisas, é por que houve uma disposição de espirito, chamada busca da verdade. Essa busca está em cada ser humano desde crianças, como citei a cima, pelo desejo de confiar naquilo que se vê. Só vamos atrás da verdade, por causa desses sentimentos, ignorância, incerteza e insegurança.
...