A Importância da Psicologia na Formação de Liderança
Por: Ana Paula Reis Soares • 27/9/2023 • Artigo • 2.239 Palavras (9 Páginas) • 51 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS
Ana Paula dos Reis Soares[1]
RESUMO
Liderar é ter a capacidade de influenciar pessoas onde elas estão e leva-las a olhar para onde se quer chegar. Um líder pode proporcionar um grande estímulo em seus liderados e atraí-los para atitudes que produzirão grandes resultados. Liderança eficaz é indispensável nas entidades e empresas, pois visa sempre o melhor e trabalha incansavelmente na busca de melhores resultados para a instituição onde atua. O presente paper busca investigar e analisar a importância da Psicologia na formação de liderança, a qual entra em cena a partir de análise comportamental, estudos, pesquisas, técnicas e outras ferramentas importantes, as quais poderão contribuir de forma significativa nas empresas e instituições, a fim capacitar e preparar pessoas para assumirem o papel de liderança nas equipes de trabalho. Dessa forma será possível formar uma equipe focada, motivada e empenhada em buscar os melhores resultados e formar uma equipe engajada com os objetivos da empresa onde atuam. Esse paper visa mostrar a importância da Psicologia e sua contribuição na formação de lideranças.
Palavras-chave: Liderança, Psicologia, Líder, Equipe, Formação
ABSTRACT
To lead is to have the ability to influence people where they are and to make them look at where they want to go. A leader can provide a great stimulus in his leadership and attract them to attitudes that will produce great results. Effective leadership is indispensable in entities and companies, because it always aims at the best and works tirelessly in the search for better results for the institution where it operates. This paper seeks to investigate and analyze the importance of Psychology in leadership formation, which comes into play from behavioral analysis, studies, research, techniques and other important tools, which can contribute significantly in companies and institutions, in order to train and prepare people to assume the leadership role in the work teams. In this way it will be possible to form a team focused, motivated and committed to seek the best results and form a team engaged with the objectives of the company where they operate. This paper aims to show the importance of psychology and its contribution to leadership training.
Keywords: Leadership, Psychology, Leader, Team, Formation
1 Introdução
A busca por pessoas com perfil de liderança tem crescido nas empresas e entidades devido a sua habilidade de organização, planejamento, visão de futuro e relacionamento interpessoal. Em outras palavras, um líder exerce uma poderosa influência sobre as demais pessoas, levando-as a determinadas ações de forma espontânea, pois ele leva seus liderados a importância da cooperação de cada um para alcançarem juntos os objetivos estabelecidos. Essa importante figura faz com que os demais compreendam que são importantes e fundamentais no trabalho por aquilo que será no fim um bem comum e sintam o desejo, ânimo e interesse em contribuir.
Tendo em vista que para liderar é necessário ter um conjunto de habilidades esse artigo visa encontrar respostas para o seguinte questionamento: Qual a importância da Psicologia na formação de lideranças?
Os líderes passaram a ser vistos como integrante importante e indispensável nas empresas, visto que eles têm a capacidade de influenciar outros de forma positiva. A Psicologia, que estuda o comportamento humano em várias áreas e aspectos atua além da área clínica é apresentada como uma importante ferramenta na capacitação e formação de líderes de excelência.
O presente paper teve como finalidade apresentar a partir de pesquisa, discussões e referencial teórico como a Psicologia atua no desenvolvimento do caráter do ser humano e sua contribuição dentro tema abordado.
2 Desenvolvimento
Liderança é um tema que vem sendo discutido e analisado ao longo das gerações devido a sua grande contribuição nas mais diversas áreas e instituições. Um líder de excelência tem a capacidade de colocar as pessoas em movimento fazendo com que elas entrem em ação comprometidas e motivadas, a fim de alcançarem melhores resultados.
Uma pessoa com perfil de chefe não tem sido o ideal escolhido pelas as empresas e instituições, visto que um chefe que dá ordens e cobra resultados pode desenvolver uma equipe exausta e desmotivada, o que não é bom para o crescimento da instituição.
Em contrapartida cresce a busca por pessoas com perfil de liderança, visto que um bom líder é dotado de empatia, ele conhece e entende seus liderados nas mais diversas situações. Um bom líder possui a capacidade de transmitir confiança, fazendo com que seus liderados entendam a necessidade e importância daquilo que lhe é solicitado. Além do mais, líderes são dotados de empatia e inteligência emocional, e por isso conseguem manter o equilíbrio mesmo em situações de muita tensão, mantendo um bom relacionamento interpessoal com seus liderados. A partir do trabalho de uma boa liderança será possível desenvolver um equipe dedicada e motivada.
A liderança pode ser entendida como o conjunto de comportamentos característicos de um indivíduo que procura despertar a maior participação de todos os membros de determinado grupo na consecução de objetivos, estimulando contatos interpessoais, distribuindo responsabilidades, e determinando métodos, procurando evitar uma estrutura de grupo na qual predominem privilégios especiais e distinções entre status (Krech, D, Crutchfield, R. e Ballachey,1969)
Liderança para Gardner (1990) é o processo de persuasão ou de exemplo, através do qual um indivíduo (ou equipes de liderança) induz um grupo a dedicar-se a objetivos defendidos pelo líder, ou partilhados pelo líder e seus seguidores.
Para Ervilha (2003), uma das características do líder organizacional, é sua capacidade para perceber e compreender expectativas, anseios e desejos dos seus liderados. A qual é indispensável para que um líder desempenhe seu papel com excelência. O líder precisa conhecer bem seus colaboradores, desde os pontos positivos até os pontos negativos. Assim será mais fácil lidar com as diversidades de forma produtiva.
Peter Drucker (1996), cientista social dos mais influentes na atualidade, afirma que liderança não quer dizer posição, privilégios, títulos ou dinheiro, significa responsabilidade.
...