A Lei da Aprendizagem de Thorndike
Por: ruanmousinho • 14/10/2019 • Monografia • 526 Palavras (3 Páginas) • 1.451 Visualizações
Introdução
Edward Thorndike elaborou um método para criar a Lei do Efeito, que afirma, que se uma resposta for seguida de uma recompensa, então, essa resposta tende a ser fortalecida (repetida), no entanto, se a resposta não for seguida de uma recompensa ela tende a ser enfraquecida.
Para isso, valeu-se de experimentos com gatos que, quando colocados dentro de uma caixa contendo mecanismos capazes de lograrem êxito à fuga do gato, levavam os animais a realizarem ações que, seguidas de uma recompensa (como, sair da caixa), tornavam essas ações (respostas) mais frequentes das próximas vezes em que os gatos eram colocados dentro da caixa.
Thorndike
Edward Lee Thorndike foi um psicólogo americano, nascido em 1870. O seu interesse pela psicologia surgiu a partir da leitura da obra "The Principles Of Psychology", de William James.
Posteriormente, Thorndike estudou sob orientação de James, em Harvard. A partir de então iniciou sua pesquisa sobre aprendizagem. Ficou conhecido pelo famoso experimento do gato na caixa. Ele mostrou que a partir do método Tentativa e Erro o gato conseguia abrir a caixa.
O animal (gato) foi capaz de memorizar e reproduzir uma série de comportamentos que levavam ao resultado almejado por ele.
Lei da Aprendizagem de Thorndike
A Lei de Aprendizagem de Edward Thorndike representa a estrutura original do Comportamentalismo (ou, psicologia comportamental): O aprendizado resulta das associações formadas entre estímulos e respostas. Essas associações podem ser fortalecidas ou enfraquecidas, em virtude das respostas recebidas.
As teorias de Thorndike contém três leis primárias:
Lei do Efeito
Lei da Prontidão
Lei do Exercício
Segundo a teoria de Thorndike, a transferência do aprendizado depende da presença de elementos idênticos nas situações nova e original de aprendizado, ou seja, a transferência é sempre específica, nunca geral.
Outro conceito que foi apresentado foi a "polaridade", que, especifica as conexões que ocorrem mais facilmente na direção ao qual elas foram originalmente formadas, do que opostas.
Princípios:
O aprendizado requer prática e recompensas (leis de efeito/exercício)
Várias conexões S-R podem ser unidas se elas pertencerem a mesma sequência de ação. (lei da prontidão)
A transferência de aprendizado ocorre por causa de situações anteriormenteanteriormente encontradas.
A inteligência é uma função do número de conexões aprendidas.
Conclusão
A partir do trabalho de Edward Thorndike foi possível perceber que o aprendizado pode ser explicado sem se referir a quaisquer estados internos não observáveis. Thorndike valeu-se do estudo do comportamento para provar que repetindo
...