A Matemática e o Espacial as Inteligências Pessoais
Por: Jessyca Lennys • 22/7/2020 • Trabalho acadêmico • 692 Palavras (3 Páginas) • 293 Visualizações
JESSYCA LENNYS LIBÓRIO MARQUES
RA 8040586
PORTFÓLIO
Análise das conexões: A Matemática e o Espacial; A Matemática e as Inteligências Pessoais; A Matemática e o Musical.
Atividade referente à disciplina de
Desenvolvimento Cognitivo e Processamento Lógico/Matemático,
sob orientação da professora Juliana Brassolatti Gonçalves.
Boa Vista
Maio – 2020
A MATEMÁTICA E O ESPACIAL
As crianças que se enquadram na conexão da Matemática e o Espacial, possuem características como: facilidade para indicar trajetos, ler gráficos, mapas, aprecia figuras e cria imagens, gosta de construir maquetes, movimenta-se bem entre objetos e espaços e absorve conceitos de geometria. Com base nessas características, escolhi dois jogos.
1. BATALHA NAVAL.
Neste jogo, a criança precisa reproduzir com barbante ou liga a formas geométricas.
Relação com a matemática: Neste jogo a criança aprende sobre o sentido de localização, conhece e reproduz figuras geométricas, desenvolve a coordenação motora e a visualização mental.
2. DOMINÓ DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS
Neste jogo, as crianças precisam reconhecer e associar as imagens das figuras geométricas com objetos do cotiano.
Relação com a matemática: figuras geométricas, desenvolvimento do raciocínio lógico, sequência lógica, coordenação motora e convivência em grupo.
A MATEMÁTICA E AS INTELIGÊNCIAS PESSOAIS
As inteligências pessoais estão divididas em Interpessoal e Intrapessoal. Algumas das características de crianças com habilidades interpessoais são: habilidades para mediar conflitos e organizar grupos, empatia, gosta de cooperar e relaciona-se bem. Já a intrapessoal é a competência de se auto conhecer, lidar com suas próprias emoções, sentimentos, qualidades, e saber reconhecer seus próprios limites, medos e metas.
Sendo assim, escolhi duas dinâmicas para realizar em grupo.
1. CONFECÇÃO DE QUEBRA- CABEÇA
Nesse jogo formaremos um grupo de 4 crianças para confeccionarem com folhas de papel um quebra-cabeça que contenha números de 1 até 10, desenhem, escrevam representando os numerais individualmente. O líder do grupo destinará a divisão de tarefas, decidindo quem irá apenas desenhar, escrever os numerais, quem irá colorir e recortar. Após a execução da atividade e o quebra-cabeça estiver pronto, o objetivo do jogo é associar os números a quantidade.
Relação com a matemática: memória visual, coordenação motora, cores, sequência numérica, associação de imagens, relação a quantidade, interação social, trabalho em equipe, divisão de tarefas, raciocínio lógico e percepção.
2. JOGO DAS TAMPINHAS
Nesse jogo utilizaremos botões de 4 cores e recipientes das cores correspondentes. O professor colocará 1, 2,3 ou 4 tampinhas em cada recipiente. Escolherá através de cartões com número e fazer um sorteio. Um exemplo, no sorteio tirei o número 5, a criança precisará completar com as tampinhas a quantidade correspondente ao numeral sorteado. Esse jogo foi elaborado para a conexão de matemática e inteligência intrapessoal, pois a criança brinca sozinha.
Relação
...