A Observação de Grupos
Por: lilou23f • 13/10/2023 • Relatório de pesquisa • 8.953 Palavras (36 Páginas) • 58 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL IRMÃ HELENA 5
3. DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO 6
4. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES 16
5. DISCUSSÃO E ANÁLISE 17
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
ANEXO I – ESCOLA CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL IRMÃ HELENA ......... 24 ANEXO II- ENCERRAMENTO COM A TURMA ............................................................ 25
INTRODUÇÃO
O presente relatório apresenta vivências do Estágio Básico I - Intervenção com Grupos, definido pela instituição de ensino como estágio supervisionado não obrigatório pertencente a disciplina orientada pelo professor Elizeu Antônio de Assis. Conforme proposta a atividade, seu cumprimento ocorreu na escola Centro de Educação Infantil Irmã Helena, localizada na Praça Maria Procópia em Alvinópolis, Minas Gerais. Tal instituição se encontra inscrita no CNPJ sob o número 22.390173/0010-97, legalmente representada pela diretora e irmã de caridade Maria da Consolação Coelho, apoiando a iniciação do estágio em 14/09/2022 com término em 09/11/2022, contando com 61 horas de duração.
A experiência que a prática proporciona vai além do imaginado por um estudante de Psicologia, Lima (2011) parte da perspectiva na qual o estágio ocupa lugar central na formação do futuro psicólogo, pois além de convocar o estudante a assumir uma atitude ativa em seu processo profissionalizante, essa pratica também se materializa como via para articular teoria e prática, contando evidentemente com o auxílio do supervisor. Ideia semelhante ao pensamento de Theodor Adorno, para quem a prática sem a teoria se torna impotente na mesma medida em que a teoria sem a prática se torna arbitrária (ADORNO, 1995, p. 202). Caracterizando essa fase como um dos períodos fundamentais para a verdadeira identificação com a área e ampliação da formação profissional.
Acerca disso, está atividades supervisionada se relaciona com a observação e análise de contextos de atuação em psicologia social e comunitária, por meio de intervenções com grupos inclinando-se para a área institucional, visando a dinamismo grupal de crianças em fase préescolar. Partindo dessa premissa, Freud (1921) em sua célebre obra Psicologia das massas e análise do Eu, afirma que “cada indivíduo é um componente de muitos grupos, tem múltiplos laços por identificação, e construiu seu ideal do Eu segundo os mais diversos modelos.” (FREUD, 1921, p. 71-72). Logo, a psicologia dos grupos seria um ponto a ser estudado de forma prática, colocando em xeque todo o conhecimento que se tem sobre a infância e suas relações.
Osório tece sobre as experiências de grupos, salientando que esse vínculo propício aos seus integrantes “reconhecer-se em sua singularidade”, seja distinguindo as diferenças de identidade ou até psicológicas, bem como “mantendo ações interativas na busca de objetivos compartilhados” (OSÓRIO, 2003, p.11). Dessa forma, o relato de estágio descreve as relações em grupo numa sala de aula com alunos entre 5 e 6 anos de idade, observando seus interesses em comum, seus papeis interpretados no social, suas interações e conflitos, desenvolvendo ao final uma dinâmicas que evidencie o trabalho em grupo.
Partindo do seguinte trajeto, a primeira referência a ser mencionada é a instituição concedente desta atividade, o Centro de Educação Infantil Irmã Helena, comentando suas principais características, ações e objetivos. Em seguida, será tratado o desenvolvimento do estágio e posteriormente a sua discussão e análise, por fim, caminhando para a conclusão com altivez de ensinamentos adquiridos, tem-se o encerramento desse ciclo repleto de comunicações que instigaram a elaboração e a construção de laços envoltos a relação grupal.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL IRMÃ HELENA
A instituição denominada Centro de Educação Infantil Irmã Helena – creche e préescolar, está situada na cidade de Alvinópolis no estado de Minas Gerais, cujo CEP é 35950000, localizada no bairro Vila Manoel Antônio Puig na praça Maria Procópia, identificada com número 38. Seu CNPJ está sob numeração 22.390173/0010-97, em registro SEE/MG consta n° 228/2001 e seu telefone ativo para contato é (31) 3855-1761.
O nome da escola surgiu devido à grande representação e ajuda da irmã Helena as mães, anteriormente, as crianças de idade variadas desde bebês até crianças em fase escolar ficavam no monte junto a irmã, sendo supervisionadas e cuidadas. De acordo com a descrição do Projeto a “[...] creche era prioridade na comunidade para satisfazer as necessidades das mulheres que trabalhavam fora do lar”, com passar do tempo a casa das irmãs de caridade passou a ser visto em diversas áreas da cidade como um bom lugar para as crianças, devido “[...]o crescente número de crianças, surgiu a necessidade de construir prédio escolar para melhor atendimento às crianças.” (PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA ,2015, p. 7). Nomeando assim a instituição com a figura na qual propôs o ensino e cuidado de forma filantrópica com intenção de ajudar famílias de nível socioeconômico baixo.
Acerca disso, a escola aponta dentre diversas abordagens e vertentes o princípio ético, cujo qual se pode definir:
“[...] princípios éticos primordiais da nossa prática: o respeito pela individualidade, diversidade e autonomia de cada pessoa, o zelo pelo bem estar do grupo que atendemos e da comunidade que estamos inseridos e a responsabilidade no desempenho das nossas atividades.” (PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA, 2015, p. 8)
O Centro de Educação Infantil, é um local acolhedor e confortável, cumpre com os objetivos mencionados em seu projeto. O espaço escolar é organizado em 8 salas de aula, 2 sala para brinquedos e colchões, 7 banheiros, 1 quadra coberta, 1 cozinha, 1 refeitório, 1 dispensa,
...