A Orientação Profissional Entrevista Psicologia
Por: Efigenia Medeiros • 27/3/2023 • Trabalho acadêmico • 711 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
INTRODUÇÃO
A orientação profissional é uma abordagem de atendimento em Psicologia que funciona como uma medida preventiva, que auxilia o indivíduo no processo de maturação em relação à escolha. Ela comporta olhares múltiplos e diversas técnicas e modos de atuação, coerentes com seus pressupostos teóricos e metodológicos. Seu objetivo é facilitar o momento da escolha, possibilitando a reflexão sobre si mesmo e a relação com o contexto no qual se está inserido, para assim poder estabelecer um projeto de vida. Dentro da prática de orientação profissional, o psicólogo se vale de um importante instrumento que é capaz de direcionar seu trabalho – a entrevista psicológica.
A entrevista de orientação vocacional apresenta uma proposta terapêutica na medida em que promove a saúde e o bem-estar psíquico e social do indivíduo. Objetiva-se que a pessoa reflita sobre suas necessidades e identifique-se no campo profissional em que se move seu projeto de vida. Conclui-se que o papel do psicólogo além de observador participante é o de ajudar o entrevistado a pensar a respeito de seus conflitos e não simplesmente tranquilizá-lo. Dentro do processo de orientação vocacional, a informação que o psicólogo apresenta para o entrevistado é importantíssima.
A avaliação psicológica é um processo que permite a compreensão dos fenômenos psicológicos através de procedimentos diagnósticos e prognósticos. Também se define como um conjunto de práticas investigativas com finalidade de responder alguma questão-problema (Alchieri e Cruz, 2003).
Nesse processo, o profissional utiliza métodos e instrumentos a fim de realizar a coleta de dados, estudo e interpretação das informações obtidas. Além disso, busca compreender as relações entre os fenômenos psíquicos, o indivíduo e a sociedade (CPF, 2010).
ENTREVISTA PSICOLÓGICA
Os principais instrumentos de Avaliação Psicológica são: Entrevista Psicológica, Testes Psicológicas e Observação. Aqui, vamos focar no primeiro, abordando definições e características. A entrevista busca fornecer ao avaliador, através de subsídios técnicos, informações acerca da conduta, comportamento, conceitos, valores e opiniões do entrevistado. Complementa os dados obtidos por outros instrumentos.
Segundo Bleger (2011), a entrevista é uma relação estabelecida entre duas ou mais pessoas, na qual uma delas é o técnico e a outra a que necessita de intervenção técnica. É utilizada como meio de trabalho a fim de investigar comportamentos e perspectivas da pessoa.
Classificações de entrevista psicológica quanto aos objetivos podem ser:
Diagnóstica - Diagnóstico, prognóstico e indicações terapêuticas;
Psicoterápica - Auxilia no processo psicoterápico;
De encaminhamento - Recomenda o tratamento adequado;
Seleção- Levantamento de informações sobre currículo de acordo com perfil do cargo;
Desligamento - Trabalhar questões relacionadas à alta ou no caso da área organizacional, à saída do trabalhador da empresa;
Pesquisa - Investiga temas de um estudo;
Quanto à estrutura
Dirigida ou estruturada - Possui propósito fixado; ordem predeterminada das perguntas; busca extrair o máximo de informações com o mínimo de perguntas;
Semi dirigida
...