A PRIMEIRA FORMA DE CONSCIÊNCIA
Por: cristina84369 • 21/11/2016 • Trabalho acadêmico • 289 Palavras (2 Páginas) • 692 Visualizações
A PRIMEIRA FORMA DE CONSCIÊNCIA
Falamos da primeira forma de consciência, percebemos que só é possível conhecer algo e inserir na história de sua formação, ou para entender o fenômeno da consciência temos que entender o processo pela qual ele se tornou o que é; assim é também com a consciência: ela não é se tornar. Nesse processo de consciência existem três formas de representação de consciência, a primeira forma começa partindo da forma elementar que apresenta o fenômeno de consciência. Podemos dizer que toda pessoa tem alguma representação mental de sua vida e de seus atos, esse fenômeno aproxima da psicologia que busca uma realidade externa que se interioriza na sua vida e na sua forma de pensar.
Na primeira forma de consciência a ideologia e alienação, são necessárias para identificações de fundo psicológico para compreender o conjunto de ideias que abrange os meios de comunicação de massas, escolas, e igrejas. Podemos descrever três formas de alienação onde o ser humano está alienado da natureza; a si mesmo; e a sua espécie. Já na ideologia encontra na primeira forma de consciência nas relações com o trabalho, família.
A primeira forma de consciência representa-se como alienação não porque se desvincula da realidade, mas pelo fato de naturalizá-la, por ter uma visão de mundo no contexto de sua historia.
Entendo que o autor Mauro Luis, fala da primeira forma de consciência mostrando que a sociedade tem dificuldade em compreender o social. O individuo tem problemas na sua forma de pensar, Ex: Se a pessoa pensa em alimentação, mas tem que adiar. Pois tenho que cumprir outras obrigações, mas quando fala de alimentação não tem como adiar porque é realmente necessário. Ex: Quando penso no sexo tenho vontade, mas como tenho outras obrigações posso adiar.
...