A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: ATUAÇÕES E INTERVENÇÕES EM EMPRESAS DA ÁREA DE TECNOLOGIA
Por: Caroline Fraga • 8/11/2021 • Trabalho acadêmico • 458 Palavras (2 Páginas) • 401 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
CAROLINE ALDAVES FRAGA DA SILVA
[pic 5]
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: ATUAÇÕES E INTERVENÇÕES EM EMPRESAS DA ÁREA DE TECNOLOGIA
[pic 6]
Porto Alegre
2021
CAROLINE ALDAVES FRAGA DA SILVA
[pic 7]
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: ATUAÇÕES E INTERVENÇÕES EM EMPRESAS DA ÁREA DE TECNOLOGIA
Projeto apresentado ao Curso de Psicologia da Instituição Faculdade Anhanguera de Porto Alegre.
Orientador: Amanda Mattos
Porto Alegre
2021
1 O PROBLEMA
Quais são as intervenções e atuações que o Psicólogo Organizacional pode adotar na construção da cultura organizacional de empresas voltadas para área da tecnologia a fim de atrair, reter e engajar os profissionais nas organizações reduzindo o indicador de rotatividade e produzindo um ambiente saudável?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Compreender a importância da inserção do Psicólogo Organizacional na construção de uma cultura inovadora e atrativa para o novo perfil de colaboradores da área de tecnologia.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Compreender a atuação do Psicólogo Organizacional e do trabalho;
- Analisar e identificar a cultura organizacional e o modelo de gestão inovadora de empresas de tecnologia;
- Descrever as intervenções planejadas na atração e engajamento dos colaboradores;
3 JUSTIFICATIVA
A Psicologia Organizacional é uma ciência que analisa o comportamento humano e suas relações individuais e em grupo, ambiente e clima de trabalho, assim como os processos mentais, sendo capacitado para atuar na construção de estratégias e intervenções que promovam o bem estar das pessoas. Por conseguinte, o tema deste estudo procura contextualizar a importância da atuação e das intervenções destes profissionais em empresas de tecnologia.
A transformação digital está consolidando uma nova maneira de criar e adaptar as organizações com o propósito de melhorar a experiência dos clientes e de seus colaboradores através de uma cultura organizacional disruptiva, baseada em propósito e valores. O mercado tem exigido essas mudanças, as quais requerem um processo de adaptação e reinvenção o que pode ser complicado para as empresas, portanto, a inserção do Psicólogo Organizacional se faz necessária no planejamento de ações com objetivo de analisar este novo modelo de trabalho e o perfil de colaboradores.
A relevância deste estudo está diretamente relacionada à contribuição da produção de conhecimento a respeito das intervenções e atuação do Psicólogo Organizacional nas empresas de tecnologia. Tendo em vista que atualmente as organizações estão passando por uma transformação digital e os colaboradores da área são escassos devido a competitividade e com perfil mais exigente, este estudo irá contribuir no mapeamento de ações utilizadas na atração, no engajamento e na retenção, assim como a análise do perfil desta geração, oportunizando mais conhecimentos aos profissionais de psicologia que se interessam em ingressar neste campo de atuação.
...