A Prática de Jogos e Recreação
Por: sots • 7/4/2015 • Artigo • 283 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
uldade Afonso Cláudio – FAAC
Data: 03032010
Pós-graduação: Psicopedagogia
Disciplina: Prática de Jogos e Recreação
Professora: Manon Lopes
Aluna: Ana Rosa do Carmo Iberti
TRABALHO
Fazer um resumo sobre o emprego dos jogos dramáticos infantis para o desenvolvimento da criatividade e espontaneidade. Procurar informações nos textos distribuídos em sala eou na obra de Peter Slade e Jacob Moreno.
A prática dos jogos dramáticos infantis utiliza o ato de jogarbrincar como meio de observação e intervenção durante a execução de atividades educativas, buscando não somente melhorar a qualidade do ensino, mas também, possibilitar uma convivência harmoniosa entre os membros da escola – professores, alunos e funcionários.
Atualmente, tornou-se muito comum a troca de agressões verbais e físicas entre os membros da escola. Este espaço que deveria ser um ambiente de aprendizagem, tem se tornado um lugar de desafetos, que por muitas vezes os próprios membros tem medo de frequentá-lo.
De acordo com Jacob Moreno (1993), a partir do momento que se estabelece vínculos entre os membros, melhora significativamente a relação e o aprendizado entre eles.
Por isso, a utilização do ludodrama – prática educativa que utiliza atividades lúdicas e sociodramáticas; método de educação terapéutica – possibilita isso, já que objetiva que o grupo expresse e vivencie suas dúvidas e inquietações, de forma plena, simultânea (mente, corpo e emoção) num clima de jogo e liberdade.
O uso do ludodrama na Educação visa melhorar as relações humanas, desenvolver a espontaneidadecriatividade, individualidadepotencialidade, a aprendizagem dos conteúdos e principalmente, elevar a auto-estima de cada membro.
Através desta metodologiaprática são trabalhados os conteúdos didáticos, e também, a aprendizagem relacional e crítica.
Com isso, o respeito, a emoção, a racionalidade, a criatividade e a ludicidade podem substituir o autoritarismo, a violência, o desrespeito e a opressão que por muitas vezes ocuparam o ambiente escolar.
...