A Psicologia Aplicada
Por: NerlyBertipaglia • 1/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.476 Palavras (6 Páginas) • 132 Visualizações
ATIVIDADES DA AULA 1
1- Explique qual o objeto de estudo da psicologia e dê exemplos de algumas Especialidades apresentadas na aula.
O estudo da psicologia está voltado para o comportamento humano com foco e objetivo na subjetividade de cada indivíduo (não no aspecto físico, mas mental) como: suas emoções, seus sentimentos, sua inteligência, entre outros fatores.
Dentro da área do estudo da psicologia existem alguns especialistas que desenvolvem determinadas atividades para estarem ajudando, auxiliando as pessoas que precisam de ajudar para lidar com certas situações, como exemplos podemos citar o Psicólogo escolar, que é o profissional que avalia o comportamento social e educacional nas escolas, por exemplo, de um aluno com défice de atenção, ele procura buscar qual o problema que cause essa défice e procura desenvolver métodos, treinamentos para estar auxiliando esse aluno por meio da instituição escolar. Psicólogo social, é o profissional que estuda as ações de um indivíduo perante ao estimulo de outro, como uma ação de uma pessoa pode estar influenciando a outra, como essas ações podem interferir nos pensamentos e no comportamento de alguém. (uma especialidade um tanto que interessante)
2- Freud publicou uma extensa obra, durante toda a sua vida, relatando suas descobertas e relatando leis gerais sobre a estrutura e o funcionamento da psique humana. Após ler a aula 01, faça um texto explicativo sobre a Psicanálise.
A psicanalise nasceu por Freud, seu estudo se objetiva na relação entre os desejos inconscientes e o comportamento desse indivíduo diante a essa tal situação. Freud desenvolveu a teoria de que grandes partes desses processos psíquicos da mente humana, estão em estado de inconsciência. Em sua obra A Interpretação dos Sonhos (1900), ele define a existência de três níveis da consciência: o Consciente, o Pré-consciente e o Inconsciente. O Consciente é o estado em que sabemos sobre o que estamos fazendo, pensando, sentindo, são ideias que a pessoa está ciente das coisas ao seu redor, ao que está ouvindo e vendo. O Pré-consciente são as ideias que estão inconscientes, mas que podem voltar a serem cientes, por exemplo, quando uma pessoa direciona uma pergunta aleatória de como você era na adolescência, automaticamente, com um pequeno esforço, lembranças veem a sua consciência. O Inconsciente é onde fica guardado algumas coisas que já vivemos, mas não temos mais lembranças, são os desejos e as ideias reprimidas, inacessíveis ao estado consciente.
Por meio da segunda Teoria do Aparelho Psíquico, Freud subdividiu a personalidade em Id, Ego e Superego. São três elementos que auxiliam no equilíbrio e regulação do comportamento humano.
O Id está relacionado a ações de impulsos, regido pelo princípio do prazer. “eu quero isso!”
O Ego é a parte consciente da mente, é regido pela realidade. O Ego equilibra os princípios dos prazeres inconsciente (ID) e as regras morais (Superego). “melhor ter cautela”
O Superego, atua de forma contraria do Id, está relacionado aos valores morais, de regras e condutas da personalidade. “isso não está certo!”
ATIVIDADES DA AULA 2
1. A partir do momento que temos três ou mais pessoas se comunicando e trocando informações podemos dizer que elas estão se interagindo. Após ler a aula 02, argumente sobre a importância das relações humanas no ambiente de trabalho.
Quando falamos de relações humanas no ambiente de trabalho, nos referimos a relação entre colegas de trabalhos, entre colaboradores e gestores. A comunicação, a troca de informações são ações que de alguma forma influenciam em nossas motivações, na nossa produtividade dentro da empresa, mas também essas relações humanas podem definir ou influenciar, tanto ao sucesso, quanto ao fracasso em alguns processos dentro da organização. Podemos citar como exemplo a competitividade, sabemos que dentro do ambiente organizacional existe a competitividade entre os colaboradores.
2- Explique o que é necessário para tornar o ambiente de trabalho agradável e produtivo.
Se temos um ambiente, um clima organizacional que influencie as nossas relações humanas, certamente o colaborador terá um grau de motivação maior e se os colaboradores estão satisfeitos a tendência é ter uma produtividade maior. Podemos dizer que são as relações humanas dentro do ambiente de trabalho que diferem a nossa motivação. Para tornar o ambiente de trabalho agradável e produtivo os colaboradores devem levar em consideração em ter uma comunicação eficaz, já que passam a maior parte do seu dia com os colegas de trabalho, para que não ocorra ruídos nas trocas de informações e que a mensagem seja transmitida de forma clara ,é importante buscar meios para conviver em harmonia, sempre tem aquela pessoa que pensa diferente, que expressa sua opinião contraria e isso muitas vezes pode levar a desentendimentos, e a comunicação que irá proporcionar uma solução mais agradável para ambos.
ATIVIDADES DA AULA 3
1- A liderança é necessária em todos os tipos de organizações humanas, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Após ler sobre os estilos de liderança na aula 03: Você acredita que um líder autoritário possa motivar sua equipe? Justifique sua resposta.
Eu não acredito que um líder autoritário possa motivar sua equipe, pois o líder autoritário impõe a suas ordens, é ele quem toma todas as decisões, o liderado não tem uma participação nem opinião, essas são atitudes ineficientes e o liderado se sente insatisfeito e consequentemente ele não desenvolvera um bom trabalho.
2- A liderança é necessária em todos os tipos de organizações humanas, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Assim, pode ser vista como um fenômeno social que ocorre exclusivamente nos grupos sociais e decorre dos relacionamentos entre as pessoas em uma determinada estrutura social. Considerando as aulas e textos disponibilizados: Defina os tipos de poder organizacional.
Há muitos
...