A Psicologia Construtivista
Por: hallley • 18/8/2018 • Relatório de pesquisa • 864 Palavras (4 Páginas) • 227 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPUS BRASÍLIA
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA
PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA:
Aplicação do Exercício do Desenho para identificação das Fases do Grafismo no Desenvolvimento Infantil para Luquet e Lowenfeld
Brasília – maio
DADOS GERAIS
Aluno: Warley silva lima
RA:D07AGG-0 Turma:PS3P30
Identificação da criança:C.L.S.
Idade:7 anos e 07 meses
Local de aplicação:Residência da criança Data:28/05/2017
Tempo de duração da aplicação:21h15-21h40
ABORDAGEM AOS RESPONSÁVEIS PELA CRIANÇA
O encontro com os pais aconteceu de forma harmônica,mas com a premissa de que ouve o apontamento do objetivo prático da atividade para a criança.Nesse sentido foi destacado que criança,através do desenho,surgere os símbolos, essa passagem é possível pela interação da criança com o ato de desenhar.Dessa forma demonstrando assim,sua percepção infantil da realidade.Portanto por meio do esclarecimento do termo de consentimento os responsáveis permitiram e assinaram o termo da atividade proposta
ABORDAGEM COM A CRIANÇA NO INÍCIO DA ATIVIDADE (RAPPOT)
O encontro com a criança se deu logo após a sua chegada da igreja considerando também a disposição da mesma em fazer o desenho.Já de inicio a impressão que deu foi o interesse da criança de retratar uma passagem ou um retrato simbólico da realidade vivenciada. Sugere-se então, a importância da atividade de desenhar para a elaboração conceitual dos objetos e eventos.
APLICAÇÃO DO DESENHO
C; 7 anos respondeu que, desenhou sua família, sol e nuvem. Quando indagada Por que ,ela respondeu:’’porque gosta de piscina’’
Está no estágio pré-operatório de desenvolvimento, proposto por Piaget(1964). Já em relação ao grafismo, esta na fase pré-esquemática segundo Lowenfeld(1976), de acordo com Luquet(1969), no realismo intelectual a criança quer desenhar algo com aspecto mais concreto, buscando um certo realismo, as crianças nesta faixa etária começam a vincular os seus desenhos com o mundo exterior, começando a desenhar pessoas e coisas,outro aspecto importante que se evidencia é a questão da proporção, a criança desenha de acordo com a sua percepção e não com o tamanho real das coisas,suas figuras humanas já dispõem de novos detalhes, como ter cabelos, pés e mãos, e a distribuição dos desenhos no papel obedecem a uma lógica, do tipo céu no alto da folha.
TEORIZAÇÃO A CERCA DO GRAFISMO INFANTIL DE LUQUET E LOWENFELD
O desenho foi feito por uma criança do sexo feminino. C, 07 anos, está no final do estágio pré-operatório, segundo a teoria cognitiva de Piaget(1964). O desenho apresenta algumas características próprias deste estágio. Podemos observar, por exemplo, que ela dá nome às pessoas que desenhou representando pessoas que conhece; uma clara indicação da capacidade de criar uma imagem mental e representar a realidade. O animismo, com relação ao sol, também é próprio desta fase do desenvolvimento cognitivo.
Quanto às fases do desenvolvimento do grafismo, definidas por Lowenfeld(1976), o desenho apresenta características do final do estágio pré-esquemático e início do esquemático; fases que Luquet(1969),chamou de realismo falhado e realismo intelectual. Aqui a criança apresenta um grafismo bem organizado, como podemos observar: A posição das pessoas com os pés apoiados no chão, respeitando a linha de base, do sol e das nuvens no alto da folha.
Outra característica fortemente representada, no desenho em questão, é a noção de esquemas corporais. Os membros superiores e inferiores das pessoas estão posicionados corretamente, as mãos possuem cinco dedos,. Quanto ao uso das cores, a criança já o faz de forma lógica e não como fazia no início do estágio em questão (Baseada no interesse emocional).
...