A Psicologia Positiva
Por: larissaderisso • 24/5/2020 • Trabalho acadêmico • 362 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
O aspecto do comportamento humano por mim escolhido foi a bondade. Este sentimento ou comportamento é estudado pelo psicólogo contemporâneo, que ainda é vivo, Martin Seligman. Ele é um psicólogo estaduniense, de 77 anos, e autor de contribuição significativa na área de psicologia positiva.
O movimento pela Psicologia Positiva se deu no final dos anos 90, quando o psicólogo Martin Seligman foi president da American Psychological Association (APA).Conforme suas observações, a ciência psicológica estava desatenta em relação ao estudo dos aspectos virtuosos da natureza humana (Paludo e Koller, 2007).
Lencastre (2010) explica que a origem biológica da bondade humana e a sua relação com o altruísmo social e a cooperação são debatidas na conjuntura da biologia evolutiva. Os fundamentos naturais são alegados a partir de antecipadores animais como a empatia social e a teoria da mente, nos primatas.
Lencastre (2010) afirma que as condições etológicas e psicológicas para a experiência da bondade deven ser observadas em contextos expandidos. Expressadas pela linguagem, a bondade e a compaixão são vitais tanto para a definição de princípios éticos em ambiente, assim como para a educação para os valores ambientais.
Martin Seligman comprova que psicologia não se reúne apenas nos comportamentos pouco saudáveis. Similarmente auxilia na educação, no trabalho, no casamento e até nos esportes. Os psicólogos trabalham para roborar as pessoas a desenvolverem pontos fortes em todas as áreas (2020).
Um psicólogo contemporâneo poderia estudar e aplicar a bondade em múltiplas pesperctivas através da Teoria das Inteligências Múltplias de Gardner. Horward Gardner,psicólogo cognitivo e educacional, sugere que todos os indivíduos detêm habilidades para utilizar todas as inteligências, entretanto algumas podem ser potencialmente determinadas pelo ambiente cultural no qual o indivíduo está inserido (FERRAZZA, 2016).
Referências
FERRAZZA, Vívian Rafaela. EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: UMA LEITURA DE HOWARD GARDNER. In: Anais do Congresso Estadual de Teologia. 2016. p. 631-645.
LENCASTRE, Marina Prieto Afonso. Bondade, Altruísmo e Cooperação. Considerações evolutivas param a educação e a ética ambiental. Revista Lusófona de Educação, n. 15, p. 113-124, 2010.
Martin Seligman e a psicologia positiva. Disponível em: https://amenteemaravilhosa.com.br/martin-seligman-psicologia-positiva/. Acesso em 24 fev 2020.
PALUDO, Simone dos Santos; KOLLER, Sílvia Helena. Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 17, n. 36, p. 9-20, 2007.
...