A Psicologia Social Estuda o Comportamento Social
Por: Caroline Leite • 29/3/2020 • Trabalho acadêmico • 4.351 Palavras (18 Páginas) • 330 Visualizações
Psicologia Social
Psicologia Social estuda o comportamento social[pic 1]
Toda e qualquer ação, seja reflexa, sejam comportamentos conscientes (experiências, conhecimentos, pensamentos e ações intencionais) e os inconscientes. [pic 2]
Quando o comportamento se trona social? Ou Então, São possíveis comportamentos não sociais nos seres humanos?
Cada organismos humano tem suas características peculiares; Não existem dois organismos iguais, mesmo que geneticamente sejam idênticos, o ambiente já provocam diferença entre eles.
- Psicologia – Busca entender os comportamentos que individualizam o ser humano e leis gerais para prever os comportamentos destes. [pic 3]
Aprendizagem: Reforço/Punição; Aprendeu comportamento adequado.
- Psicologia Social – Estuda o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente. [pic 4]
Desde o nascimento estamos inseridos em condições históricas, primeiro pela família.
A influência histórica-social se faz sentir primordialmente, pela aquisição da linguagem. As palavras, através dos significados atribuídos por um grupo social, por uma cultura, determinam numa visão de mundo, um sistema de valores e, consequentemente, ações, sentimentos e emoções.
É a história do grupo que pertence o indivíduo que dirá o que é reforçador ou punitivo e levará ao que contribui ou não no processo de aprendizagem na pessoa (doce ou dinheiro, sorriso ou desagrado).
[pic 5]
O que deve ser “aprendido” é determinado socialmente.
Do mesmo, modo as emoções se submetem as influências sociais. [pic 6]
Respostas universais do organismo.
Neste enfoque é muito difícil encontrarmos comportamentos humanos que não envolvam Componentes Sociais.
- Psicologia Social – Estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, esta entendida historicamente: como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessárias para a continuidade da sociedade.
[pic 7]
Como a história não é estática nem imutável leva a sociedade a constantes transformações, principalmente qualitativas.
Qual é a grande preocupação atual da Psicologia Social?
É conhecer como o homem se insere neste processo histórico, não apenas em como ele é determinado, as principalmente, como ele se trona agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive.
- Este Livro traz primeiro como somos determinados a agir de acordo com as pessoas que nos cercam; Os grupos pertencemos e como nesta convivência determinamos nossa identidade social
- Segundo momento; Como se forma nossa concepção de mundo e do que nos cerca por meio da linguagem.
- Terceiro; Análise das instituições, família, escola e trabalho
- Quarta; Como a Psicologia Social se desenvolveu como ciência no mundo e no Brasil.
Como nos tornamos Sociais
Ser humano precisa desde o nascimento de ao menos uma pessoa para sua sobrevivência.
Uma díade ou seja 2 pessoas. [pic 8]
Durante a vida participará de vários grupos: necessários para sua sobrevivência, outros circunstância ou esporádicos e ainda para objetivos imediatos ou diversão e lazer.
Desde o início da vida todo individuo está inserido num contexto histórico, as relações entre o bebe e o adulto seguem modelos e padrões determinados por aquela sociedade e momento histórico e são consideram corretas.
Quando não seguidos, dão direito aos “outros” de intervirem direta ou indiretamente. A sociedade tem normas ou leis que institucionalizam comportamentos que historicamente vem garantido a manutenção desse grupo social.
Cada grupo social tem normais que regem as relações entre os indivíduos, seja, sutis, consideradas de bom tom; outras rígidas, consideradas imperdoáveis de desobedecidas e outras que se transformam em leis e são possíveis de punição por autoridades institucionalizadas.
Polícia, Justiça.[pic 9]
São estas normas que caracterizam os papeis sociais e determinam as relações sociais.
- Pai e Mãe – Existem normas como um homem e uma mulher se relacionam quando tem um filho e como ambos se relacionam com o filho e este com o pai e mãe.[pic 10]
Ou seja, é necessário que exista filho para completar e possibilitar o papel de pai e mãe.
Este modelo existe em todas as relações sócias – Sempre há a expectativa de comportamentos mais ou menos definidos e quanto mais a relação social for fundamental para a manutenção do grupo e da sociedade, mais precisas e rígidas são as normas que a definem.
E a individualidade? Se tido que fazemos tem uma determinação social onde ficam as características que individualizam cada um?
...