TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Cotidiano

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

DIÁRIO DE BORDO – PSICOLOGIA DO COTIDIANO

20 HORAS

Nathália Lima Fernandes             RA: C9676E-2

Campus Swift – Campinas – SP

2018

Local: Cidade Universitária - Campinas

Data: 30/03/2018

Horário de início: 22:00                                  Horário de término: 22:30

Duração da observação: 30 minutos

       Fui com a minha mãe e meu namorado buscar meu irmão em um aniversario que estava acontecendo em uma chácara, próximo ao Prime Hall, em Campinas. É um bairro basicamente só de chácaras, então estavam tendo outras festas por ali.

       Ficamos parados uns 20 minutos esperando meu irmão se despedir de todos na festa. Enquanto isso, outros adolescentes das outras festas passavam por nós. Todos eles estavam com uma garrafa de bebida alcoólica e fumando, cigarro ou baseado. Algumas meninas estavam passando mal e sendo carregadas por alguns meninos. Outros estavam caminhando pelo bairro enquanto bebiam. Outros estavam sentados em frente a um muro conversando.

       Na hora que já estávamos indo embora, vi uma menina agachada e meio escondida atrás de uma moita enquanto bolava um baseado.

       Tudo o que consegui pensar àquela hora foi que esperava muito que meu irmão não tivesse seguindo por esse caminho, por ter apenas 16 anos, já que estava numa festa de adolescentes e sabia que esses são bem influenciáveis.

       Depois desconstruí pensando que mesmo que alguns sejam influenciados por seus grupos sociais, outros podem ter a mente mais bem construída e saber o que é certo e o que é errado.

Local: Play Geek Festival - Indaiatuba

Data: 13/04/2018

Horário de início: 13:30                                       Horário de término: 15:30

Duração da observação: 2 horas

       Fui acompanhando meu namorado nesse festival. É um festival de cultura geek que engloba jogos, animes, mangas, entre outras coisas. Nesse evento teria dois times jogadores de League of Legends se enfrentando, coisa que meu namorado gosta muito de assistir. Dentre os jogadores, a maioria é menor de idade e por isso resolvi observa-los.

       Eu, particularmente, não gosto nada desse jogo, e por isso, um dos primeiros pensamentos que tive foi: é uma sexta feira, esses meninos deveriam estar na escola fazendo coisa melhor do que estar aqui.

       Então conversando com o meu namorado, desconstruí que aquilo é a nova modalidade de esporte, jogos online. Esses meninos são uma equipe e precisam jogar juntos para vencer. Isso traz um espirito de competitividade e companheirismo bem grande. Outro ponto é que nesses jogos já é possível construir carreira, então assim como os jogadores de futebol começam novinhos, os jogadores do LOl também. Chegando a nível profissional, esses jovens já conseguem ajudar suas famílias financeiramente. Percebemos também que hoje em dia, nem toda profissão que dá prestigio, necessita de uma faculdade, assim como outras profissões que vemos por ai atualmente.

Local: Polo Shopping – Indaiatuba

Data: 13/04/2018

Horário de início: 17:00                                           Horário de término: 19:00

Duração da observação: 2 horas

       No mesmo dia do festival, fomos até o shopping da cidade. Sentamos na praça de alimentação para jantar e ali ficamos até mais de duas horas conversando. Não tive muitas observações diferentes das últimas 10 horas, pois como falamos no relatório de grupo, os adolescentes que ainda saem para espaços sociais, não fazem muitas coisas diferentes.

       Observei vários mexendo no celular enquanto jantavam com sua família ou amigos. Observei o estilo de roupa deles, nesse dia a maioria dos grupos tinha um estilo bem semelhante entre si. Também observei alguns conversando em euforicamente, pois no dia anterior havia lançado algum filme que eles estavam bem ansiosos parar assistir, como o cinema é bem do lado da praça de alimentação, eu conseguia ouvi-los conversar.

       No geral, houve o mesmo tipo de julgamento e desconstrução já citada anteriormente. Diria que talvez nos dias de hoje, as personalidades dos adolescentes estão bem difusas e iguais. Falta criatividade e particularidade. Isso se dá justamente por causa dos grupos sociais em que esses adolescentes vivem.

Local: Festa de aniversário

Data: 27/04/2018

Horário de início: 12:00                              Horário de término: 14:00

Duração da observação: 2 horas

       Era uma festa de 15 anos. Estava cheio de adolescentes, amigos da aniversariante. A primeira coisa que percebi foi que antigamente, nessas festas, era comum os convidados irem mais formais, de terno e vestido. Nessa festa pude notar que estavam todos pouco formais, mais despojados e casuais.

       Também não pude deixar de notar que a pista de dança nem foi muito utilizada. Todos, tanto adolescentes quanto adultos, ficaram em suas mesas conversando e mexendo no celular, sem exceção. É uma situação triste, pois é uma festa muito cara e deveria ser algo divertido e animado, mas entendo que faz parte da nossa situação atual com a tecnologia.

       Haviam alguns adolescentes que estavam aproveitando a oportunidade para beber. No final da festa alguns já estavam bem mal e os pais deles foram chamados para busca-los. Um casal que havia bebido bastante estava se pegando loucamente em uma das mesas da festa.

       Quando fui convidada para essa festa, já imaginei algo bem formal e bonito, com adolescentes comportados e participando, como nas festas de antigamente. Mas depois desconstruí que não estamos mais no antigamente, e o comportamento dos adolescentes de hoje em dia é bem diferente. Claro que vários estavam se comportando bem e participando o mínimo possível, mas é visível a diferença de comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com