A Psicologia no Esporte
Por: lucasxsa17 • 17/10/2017 • Trabalho acadêmico • 261 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
[pic 1]
ESTÁGIO BÁSICO I
LUCAS XAVIER DE SÁ
ORIENTADOR: CLAUDETE BONATTO REICHERT
Gravataí, Outubro de 2017
A psicologia no âmbito esportivo envolve todas as situações mentais em que um atleta de alto rendimento pode se encontrar, desde “simples” motivação até questões de violência, liderança.
O profissional da área busca estudar os eventos psicológicos que ocorrem dentro da mente de um atleta ou grupo, com o intuito de sanar as dificuldades encontradas que interferem no desempenho dos mesmos.
Atualmente, grande parcela (não só de atletas, mas da população geral), sofre de ansiedade e/ou depressão, tornando assim, um psicólogo na área torna-se indispensável. Porém, não é o que acontece na realidade, pois assim como no âmbito escolar, o psicólogo é rotulado como obsoleto/dispensável, pois a grande crença popular instiga que tal profissional somente trata loucura, quando na verdade, seu foco é a prevenção.
Exemplo disso, são os diversos atletas de alto calibre que “se perderam” nos últimos anos, praticamente jogando suas carreiras no lixo. O acompanhamento por um profissional do ramo é essencial a fim de alcançar grandes metas para atletas, estabelecendo “caminhos” aos mesmos, guiando-os ao sucesso. Ou muitas vezes os diversos grupos recheados de estrelas, que não rendem o esperado simplesmente devido ao conflito de egos e a convivência pessoal. Onde se dá imprescindível a atuação do psicólogo.
Apesar de serem duas áreas de grande “discordância”, é inegável o benefício alcançado ao uni-las, pois isto traz resultados não somente no equilíbrio físico-mental, como também traz resultados para a vida pessoal do atleta, como por exemplo, um dos fatores principais da convivência em sociedade, a disciplina.
...