A Teoria X e Y e Psicologia no Brasil
Por: Jhúlio Castro • 1/8/2016 • Relatório de pesquisa • 272 Palavras (2 Páginas) • 223 Visualizações
1 - Como surge a Psicologia organizacional no Brasil? Porque ela é importante para nossas atividades no ambiente de trabalho?
R. A psicologia organizacional surge no Brasil como uma tentativa de racionalização e a procura de um caráter científico e inovador no controle dos processos produtivos. A psicologia no trabalho é importante para termos equilibrio pisicológico e ter uma saúde mental boa. É importante que as organizações contem com profissionais de psicologia dentro do seu corpo de funcionários. Esse profissional através dos seus conhecimentos pode agir em diversas áreas que envolvam a saúde mental do colaborador, que vão desde o acompanhamento psicológico individual à palestras motivacionais e atividades voltadas à melhora do clima organizacional.
3- McGregor, após uma pesquisa extensa sobre tipos de gestores nas empresas, caracterizou os modos de liderança a partir de duas modalidades: A “ teoria x “ e a “teoria y “. Comente sobre as características que identifica a “teoria x”:
R. McGregor procurou denominações as mais neutras possíveis. Apenas identificou que existe um grupo de pessoas que pensam, sentem e, portanto, agem segundo os pressupostos do que chamou de Teoria X. Esses pressupostos, que orientam as pessoas e fazem-nas tentar influenciar os outros, raramente são testados ou mesmo reconhecidos como tal por aqueles que os praticam. A teoria X diz que "o trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas". Ora, se assim for, as organizações devem desenvolver práticas e procedimentos, processos de trabalho que considerem efetivamente esta realidade. Toda uma construção lógica comportamental, portanto de negociação, de intermediação e de argumentação, se dá em função daquilo que se acredita como verdadeiro.
...