A Teoria de Jhon Bowlby
Por: Joice Nayla • 19/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 279 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
Teoria do Apego – Jhon Bowlby
- O que é apego ?
R: Segundo Bowlby, apego é uma ligação recíproca e duradoura entre bebê e seu cuidador, cada um deles contribuindo para a qualidade do relacionamento.
- Quais os tipos de apego ?
R: Bowlby cita dois tipos de apego, sem o apego seguro e o apego inseguro. O apego seguro é quando a mãe/cuidador responde de forma sensível e reconfortante ás solicitações do bebê, fazendo com que continue á procurá-la quano estiver aflito. Já o apego inseguro é quando á mãe/cuidador não está disponível, ou está disponível de forma errática, insensível ou até mesmo rejeita quando o bebê solicita o contato, isso faz com que o bebê aprenda a não procurar o contato quando está perturbado, e isso acaba gerando mais dois tipos de apego, os apegos evitativos e o resistente.
- Quais as consequências do apego inseguro para o desenvolvimento social?
R: O apego inseguro pode causar algumas dificuldades no desenvolvimento social, tanto na infância quanto na adolêscencia, tais como: empatia, competência social, problemas de relacionamento e dificuldade de relacionamento.
- Que fatores interferem no desenvolvimento da relação de apego?
R: Fatores ambientais e pessoais, tais como a depressão materna, relação violenta com o conjuguê e condições caóticas de vida.
- Qual o objetivo da implementação de programas de prevenção baseadas no apego defendida no texto? Qual a sua opnião?
R: O objetivo dos programas era aumentar a sensibilidade parental. Esses tipos de programas são bons para que a mãe/ cuidador e toda a família fique mais próximos de seus bebês/ crianças adotadas, com isso criando um tipo de vínculo, fazendo com que sempre o bebê procure a mãe/ cuidador quando estiver aflito.
...