A Teoria e Sistemas da Psicologia
Por: Nivaldo Alves • 27/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 370 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
Conflitos no Processo de Separação
O Divórcio é um processo que causa sensibilidade nas pessoas e pode ser dura para um casal, pois ambos estão abalados sentimentalmente e isso ocasionará conflitos no processo de separação.
De acordo com Lamela, Figueiredo e Bastos (2008), o divórcio é um período marcado por mudanças de desenvolvimento positivas e negativas na vida de um adulto. O divórcio é responsável por grandes alterações no sistema familiar, obrigando a família a se reorganizar estruturalmente. A dissolução conjugal é um evento de grande stress do sistema familiar, pois o impacto sistêmico e qualidade do funcionamento de adaptação dos filhos estão dependentes do sistema familiar durante o casamento. (p.12-13).
Os principais conflitos que podem ocorrer são financeiramente, guarda do filho, e divisão de bens.
Os conflitos financeiros geralmente ocorrem, devido ao dinheiro que o casal foi retendo e após a cisão conjugal ambos não querem ceder a divisão, procurando ficar com a parte do outro ocasionando, brigas e até mesmo a violência. Um exemplo disso é quando o casal abre conta bancária em conjunto e após a decisão do término conjugal, ocorrem contendas para decidir com quanto deverá ficar cada um.
A guarda do filho é o conflito mais difícil de ser resolvida, pois ambos parceiros querem ficar com o filho (a) e não aceitam que o filho fique a maior parte do tempo somente com um dos dois. E acabam contendendo sobre que ficará mais com o filho e quem realizará o pagamento da pensão.
O conflito da divisão de bens é semelhante a financeira, somente difere na questão do capital, o casal entra em conflito pois enquanto estavam juntos geralmente um ajuda ao outro comprar bens para uso do casal. Que pode ser móvel, eletrodomésticos e o automóvel.
Todos os conflitos desgastam mentalmente o indivíduo. Lamela, Figueiredo e Bastos (2008) apontam que: os adultos reportam mais distress psicofisiológico, perdas acentuadas na segurança econômica e financeira e no suporte social, alterações depreciativas na percepção do self e desestabilização emocional nos sistemas de procura e prestação de cuidados (p. 13).
Referencias
SOUZA, S. D. C. DIVÓRCIO DOS PAIS E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DOS FILHOS: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. In: Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2014, Campina Grande. Anais Cinted, 2014. v. I.
...