A Transcrição Entrevistas Bullying
Por: Priscila Cavalcante • 26/9/2019 • Trabalho acadêmico • 620 Palavras (3 Páginas) • 138 Visualizações
TRANSCRIÇAO DO AUDIO DO ESTAGIO BASICO 2
Professora entrevistada: Helen
Professora do 60 ano B, Matutino.
Matéria: Português
Entrevistador: E1
Entrevistado: E2
E1:Boa tarde professora Helen, tudo bem
E2:Tudo bem
E1: Vamos falar um pouco sobre bullying aqui, vou te fazer algumas perguntas. O que e bullying para você.
E2: Bullying e aquele ato, de você pegar a pessoa mais fraca e você estar tirando sarro da cara dele, e você pegar e se aproveitar de você muitas vezes ser um pouco mais forte do que ele, muitas vezes você ser mais descolado, digamos assim, como os alunos falam no ambiente escolar. Então esse aluno, quando sofre bullying, ele normalmente e aquele aluno mais tímido, ou aquele aluno que e um pouco mais gordo ou aquele que e mais magro ou aquele que tem alguma diferença em relação a pessoa que trata ele com bullying.
E1: Quais são os sinais indicadores de que te levam a identificar o bullying na sala de aula.
E2: E muitas vezes, os colegas falam, não a pessoa que sofreu o bullying , e você vê que a criança ela fica mais retraída, ela não compartilha tanto momento com os colegas, e a partir do momento que ela sofre bullying, ela não quer mais brincar, ela não quer mais expressar as opiniões, porque ela acha que sempre vai ter alguém falando que ela está fazendo errado, sorrindo dela, então ela se retrai um pouco mais.
E1: Você acha o tema relevante, porque.
E2: Sim acho relevante porque a gente realmente tem que tratar, porque as crianças hoje em dia muitas vezes elas acham que e uma brincadeira, elas tirarem sarro da cara do colega e na verdade não e assim, porque tem crianças que elas sentem um pouco mais isso, que elas vão levar realmente para o lado pessoal, então a gente que tem que trabalhar o bullying com as crianças, para que elas vejam que isso não e só uma ferida externa, mais que ela pode atrapalhar também o sentimento dos colegas.
E1: De que forma você trabalha esse tema na sua sala.
E2: Bom eu trabalho na minha sala com um projeto, brincadeiras do passado, resgatando valores no presente. Nesse projeto a gente já trabalhou o livro literário do trimestre, e a gente já produziu as brincadeiras falando sobre os valores, e desses valores a gente já puxava para o bullying também, porque a gente trabalhando os valores, a gente levava para eles, porque eles poderiam refletir qual dos valores eles não estavam seguindo, e foi super positivo porque em relação a quantidade de bullying que aconteceu na turma, hoje em dia praticamente os alunos mesmo eles já se policiam.
E1: Você se sente preparada para trabalhar esse tema, ou você sente que precisa da intervenção de alguma pessoa.
E2: Sim, normalmente sim, eu já faço, faço a intervenção necessária com meus alunos quando eu vejo que o caso e mais grave, eu procuro a orientação educacional.
E1: Então, muito obrigado. E desse ano você, você tem casos de bullying na sua sala. Sanou ou como e que está.
E2: Sim, no começo do ano tinha muito, com uma menina que era muito tímida, e a princípio ela não brincava muito, quando ela ia brincar com os outros alunos, sempre que ela errava, vinham dois, três alunos, falando que ela era ruim, que não gostava dela, que era melhor ela não brincar, então a gente pegou e conversou. A partir do projeto, por isso surgiu o projeto, a ideia do projeto foi melhorando esse aspecto na turma. Hoje um aluno também especifico que, tudo ele falava que não estava certo nos outros alunos, que ele achava que só ele que estava correto.
...