A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Por: Kelly Almeida • 22/9/2019 • Trabalho acadêmico • 799 Palavras (4 Páginas) • 459 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
MÚSICA – LICENCIATURA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
KELLY CRISTINA DE ALMEIDA TRINDADE (8075340)
TURMA: DGMUS1901VITA1O
A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Portfólio 2 apresentado para a disciplina Psicologia da Educação, sob orientação da professora tutora Juliane Raniro Hehl.
Vitória
2019
[pic 2]
A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho propõe-se a definir e analisar os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), nível de desenvolvimento real e nível de desenvolvimento potencial, mediação, com o objetivo de se esboçar uma definição destes de forma mais adequada à situação escolar.
Uma das maiores contribuições do soviético Lev Semionovitch Vygotsky (1896-1924) para a Psicologia e a Educação, sem sombras de dúvidas, consiste na forma original com que compreendeu a relação desenvolvimento/aprendizagem e a criação do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.
Pretende-se, portanto, com este trabalho, vivenciar e relatar em experiência, através de observação, uma situação real onde estes conceitos, formulados por Vygotsky, poderão ser observados e colocados em prática.
- DESENVOLVIMENTO
Zona de desenvolvimento proximal, vem da forma original com que Vygotsky compreendeu a relação desenvolvimento/aprendizagem e diz respeito a dois aspectos específicos da aprendizagem. Ela trata da distância entre o nível de desenvolvimento real (sem ajuda), e desenvolvimento potencial (com ajuda).
O nível de desenvolvimento real é a capacidade que a criança possui de realizar uma atividade de forma independente, são as etapas já alcançadas pela criança, ou seja, que ela realiza sem o auxílio de um adulto, ao contrário do que ocorre no desenvolvimento potencial.
Já o nível de desenvolvimento potencial, é entendido como o conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha, mas que, com a ajuda de alguém, que lhe dê algumas orientações adequadas (um adulto ou outra criança mais experiente), ela consegue resolver.
A distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, caracteriza o que Vygotsky denominou de Zona de Desenvolvimento Proximal.
A criança de 5 anos de idade pega seu tênis, senta no sofá e se prepara para calçá-lo. Coloca então o par de tênis no pé e observa o cadarço solto e desamarrado. A mãe observa a cena, aguardando já ser solicitada, porém esperando para ver até onde a filha conseguiria ir.
De repente, a criança grita: “Mãe, mãe, eu consegui! Amarrei o cadarço sozinha!” A mãe olha e percebe que a filha conseguiu amarrar em partes o cadarço, pois um lado da pontas, havia ficado solto. A mãe comemora com a criança sua conquista e logo em seguida, sem desmerecer o mérito da filha em conseguir amarrar, ainda que do seu jeitinho o cadarço, mostra-lhe em um tênis apenas, como ficará melhor ainda se ela o amarrar assim: laço com laço e vira. A criança então, amarra o cadarço do outro tênis perfeitamente como a mãe a ensinou.
Na situação descrita acima, ao pegar seu tênis, calçá-lo e o amarrar, ainda que do seu jeito, sem o auxilio de um adulto, ocorreu o desenvolvimento real, pois a criança a realizou sem nenhuma ajuda. Com a mediação e intervenção da mãe, a criança pôde amarrar o cadarço do tênis da forma correta, caracterizando aqui, o desenvolvimento potencial.
A zona de desenvolvimento proximal está entre o momento em que ela amarra o cadarço sozinha, ao momento em que ela precisou da mediação da mãe para amarrar corretamente o tênis.
...