TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA PEÇA HERMANOTEU NA TERRA DE GODAH

Por:   •  1/5/2017  •  Resenha  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  2.777 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-UNICENTRO[pic 1]

SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

ANGELICA STEFANIAK

ANÁLISE DA PEÇA HERMANOTEU NA TERRA DE GODAH

IRATI

2014

Análise da peça Hermanoteu na Terra de Godah

         Hermanoteu na Terra de Godah é uma peça da companhia de teatro brasiliense “Os Melhores do Mundo”. A peça, que se passa no Antigo Testamento da Bíblia, narra a história de Hermanoteu, um pastor hebreu que vivia na cidade de Pentescopéia.  Hermanoteu recebe através de um anjo uma mensagem divina, vinda de Jeová, para guiar seu povo até a terra de Godah. Então ele deixa pra trás sua irmã e  sua mãe para seguir sua missão.
                Essa viajem pelo deserto continua por anos a fio enquanto Hermanoteu é privado das necessidades básicas do ser humano, como água e comida, jejuando por muito tempo.        Nessa caminhada, o pentescopéio para em diversas regiões histórias e conhece vários personagens importantes, inclusive o Diabo.
        Todas as situações acabam de forma cômica, afim de fazer uma crítica social aos hábitos, a cultura e a sociedade. Hermanoteu se mostra submisso, confiando de forma cega no conhecimento emitido pela razão alheia, e segue  todas as ordens de Deus sem questionar a sua missão em nenhum momento, assim como, não questiona o pão que o Diabo lhe oferece e nem o falso empréstimo que fez de um banqueiro.        
        No decorrer da peça podemos notar uma semelhança com as teorias de alguns filósofos racionalistas. As conversas do pastor com Deus não tinham qualquer tipo de contato físico, era apenas sua fé que o fazia acreditar nesse ser metafísico, que está presente somente no mundo das ideias.                
                Ao observar a peça, podem ser percebidos alguns traços do pensamento de Santo Agostinho, quando Hermanoteu recebe uma certa pressão a fim de torná-lo bom e justo para que recebe-se a salvação e a sabedoria divina, por exemplo. Essa semelhança aparece também quando o pentescopéio conversa com o todo poderoso em sua peregrinação pelo deserto e ele o aconselha a ter fé, porque nem só de pão vive o homem, afirmando que os bens materiais não tem importância quando se alcança o paraíso.
        Hermanoteu sacrifica sua vida a fim de alcançar um mundo metafísico (o paraíso) sem nem mesmo se questionar se este lugar existe, deixando uma crítica aos ao fanáticos religiosos, que se submetem a sacrifícios e privações para seguir dogmas que foram eternizados pela religião.        
        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com