ANÁLISE DO FILME: “DIVERGENTE” COM RELAÇÃO À OP .
Por: Jessicayr • 23/10/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 429 Palavras (2 Páginas) • 1.328 Visualizações
[pic 1]
ANÁLISE DO FILME: “DIVERGENTE”
COM RELAÇÃO À OP
FRANCA
2016
I.1. SINOPSE
No filme discorre a trama de que os jovens adolescentes devem fazer uma escolha, qual facção deverão pertencer. Neste processo de escolha os jovens devem renunciar a sua família, amigos e todos os costumes anteriores.
A existência das facções tem como o objetivo a sobrevivência, pois a cidade é protegida por enormes cercas para que não ocorram invasões, pois outras cidades estão destruídas. A cidade é dividida em 5 facções: Abnegação, Franqueza, Amizade, Erudição e Audácia. Após as escolhas, se não houver adaptação na facção o membro é automaticamente excluído, e são chamados de “Sem Facção” e passam a viver como moradores de rua.
Uma das personagens a Trice, pertence a facção abnegação, que tem a cultura de priorizar o bem para o outro, negando das tuas vestes e alimentos, prezando o cuidado com o próximo. Em determinado momento da escolha Trice não consegue se decidir e acaba realizando o teste de forma totalmente diferente dos demais adolescentes, ela tem um tesouro nas mãos, ela pode pertencer a qualquer facção, pessoas assim são consideradas “Divergentes” e são julgadas como um perigo para a cidade de Chicago, por não serem controlados e manipuladas pelo governo.
Trice escolhe a facção Audácia que tem como lema a proteção da cidade, incansavelmente e sem medo, ela renuncia sua a família e costumes e passa a se adaptar na facção. Com o passar das cenas Trice descobre que o governo quer manipular a população, e que estão casando os divergentes, ela então tenta salvar a cidade com a ajuda do seu amigo de facção o Quatro.[pic 2]
II. ASPECTOS DE CADA PERSONAGEM EM RELAÇÃO A ESCOLHA PROFISSIONAL.
A personagem analisada foi a Trice, nas cenas iniciais é possível percebermos a angústia e a dificuldade na escolha da sua facção (escolha profissional), nos levantando as questões: Como saber se essa escolha é a correta? Como decepcionar os pais escolhendo outra facção? E como será vivenciar outros costumes e negar todos os costumes aprendidos e a família?
Neste processo de escolha a dúvida surge entre em questões porque é uma escolha para a vida, simplesmente ela não pode fazer outras escolhas, caso ela queira deixar essa facção ela se torna um “Sem Facção” e uma pessoa sem facção é excluída por toda a população.
Até o momento da escolha, no ritual é notável a dúvida, o medo e o pesar na decisão. Após a escolha Trice, parece estar mais aliviada e passa a vivenciar a sua nova facção.
Mais o que ainda intriga Trice é não poder falar com a família.
...