APS GESTALT - UNIP 2 SEMESTRE PSICOLOGIA - PPB
Por: Carlos Eduardo Leonel do Nascimento • 6/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.479 Palavras (10 Páginas) • 1.648 Visualizações
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Turma: 02/PS2- P/Q17
Ângelo Simões da Silva RA: C20BHD-6
Carlos Eduardo L. Nascimento RA: B886HD-1
Felipe Augusto de Almeida RA: C13249-7
Isabella de Oliveira Morais RA: C18004-1
Michele Aparecida Domingues RA: C189ED-0
A PSICOLOGIA DE GESTALT
SOROCABA
2014[pic 1]
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Turma: 02/PS2- P/Q17
Ângelo Simões da Silva RA: C20BHD-6
Carlos Eduardo L. Nascimento RA: B886HD-1
Felipe Augusto de Almeida RA: C13249-7
Isabella de Oliveira Morais RA: C18004-1
Michele Aparecida Domingues RA: C189ED-0
A PSICOLOGIA DE GESTALT
Trabalho apresentado para a disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas como requisito para avaliação bimestral sob orientação da Prof.ª Paula Brandão Scarpelli Doca
SOROCABA
2014[pic 2]
SUMÁRIO
- Introdução...............................................................................................3
- Relatório do grupo...................................................................................4
- Conclusão................................................................................................9
- Referencias Bibliográficas....................................................................10
- Anexos
- Anexo 1- Relatório individual : Ângelo....................................11
- Anexo 2- Relatório individual: Carlos.......................................12
- Anexo 3- Relatório individual: Felipe.......................................13
- Anexo 4: Relatório individual: Isabella.....................................14
- Anexo 5- Relatório individual: Michele....................................15
- Anexo 6- Figura escolhida por Ângelo......................................16
- Anexo 7- Figura escolhida por Carlos.......................................17
- Anexo 8- Figura escolhida por Felipe........................................18
- Anexo 9- Figura escolhida por Isabella.....................................19
- Anexo 10- Figura escolhida por Michele..................................20
[pic 3]
- INTRODUÇÃO
O trabalho que desenvolvemos apresenta o resumo sobre as diferentes formas de percepção que o grupo teve sobre construção perceptiva.
Foi realizada observação em um ambiente onde a interferência externa era reduzida, visando não comprometer a analise da imagem. Cada integrante do grupo escolheu uma imagem para apresentar a um dos colegas, deste mesmo grupo, objetivando a coleta de informações, por parte do aplicador, expressas nesta imagem. Foi estipulado o tempo de aproximadamente 3 minutos, sem interrupções, para que o narrador relatasse sua percepção da imagem. Passado o prazo estipulado, se o narrador não percebesse a figura por completo o aplicador poderia intervir com algumas dicas, com a finalidade de que a imagem seja observada por completo.
O material escolhido foram figuras de Gestalt visando abordar diferentes formas de organização perceptiva.
O presente trabalho tem o objetivo de treinar habilidades de instrução, observação e coleta de informações assim como treinar a tabulação de dados, o levantamento de hipóteses e a síntese de dados.
- RELATÓRIO DO GRUPO
Sensação é a estimulação do órgão do sentido, já a percepção é a seleção, organização e interpretação do impulso sensorial (Myers, 2006).
Veremos que a experiência que as pessoas têm do mundo depende das sensações e percepções, o estimulo físico que elas encontram (sensação) e o seu processamento ativo dos impulsos de estímulo (percepção).
O narrador da figura fez a sua observação e interpretação da imagem passando por dois caminhos distintos que tem o mesmo objetivo final, sendo ele o processamento do estimulo sensorial em mensagens neurais e sua interpretação.
O primeiro processo é chamado de processamento de baixo para cima, que ocorreu no momento em que o narrador visualizou a imagem que lhe foi apresentado. Após esta etapa, vem o processamento de cima para baixo, no qual é somado à imagem visualizada, as experiências, pressupostos, expectativas e todo o conjunto de pensamentos do narrador, dando-lhe uma interpretação individual; esse é um dos motivos pelo qual os psicólogos da Gestalt dizem que a totalidade é mais do que a soma das partes (Myers, 2006).
Ao observar e descrever a imagem, a maioria dos narradores utilizaram esses dois processamentos, tendo notado a imagem primeiramente como um todo, para depois definir suas partes e seus pequenos detalhes. Podemos dizer que na segunda etapa do processamento.
Os estímulos que nos chegam devem passar pela nossa consciência para serem notadas. A atenção seletiva significa que em qualquer momento focalizamos nossa percepção em um aspecto limitado, como por exemplo, dentre várias vozes você consegue fixar sua atenção em apenas uma, ou quando seus sapatos estão apertados e você não percebe até sua atenção se deslocar para esse acontecimento (Myers, 2006).
Um dos narradores quando viu a imagem (anexo 9), primeiramente identificou a figura de um senhor que parecia com um coronel, não havia visto as figuras menores que o forma, mas quando mudou o foco da sua atenção ela conseguiu perceber as figuras menores do senhor de bengala e da senhora com a criança na mão. Dessa forma podemos perceber que processamos apenas uma pequena parte de estímulos visuais que nos chegam.
Entre os estímulos processados, 80% são visuais. A percepção visual é a mais desenvolvida nos seres humanos. A percepção visual é formada por energias luminosas, transmitidas em ondas imperceptíveis de raios gama. O olho transforma a energia captada em forma de luz em mensagens neurais através dos cones e bastonetes. A percepção visual compreende a percepção de formas, relações espaciais, cores, movimentos e intensidade luminosa (Myers, 2006).
...