ARTICULAÇÃO “PINÓQUIO ÀS AVESSAS” SANTANA DE PARNAÍBA
Por: ElaGogh • 27/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.707 Palavras (7 Páginas) • 321 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ARTICULAÇÃO “PINÓQUIO ÀS AVESSAS”
SANTANA DE PARNAÍBA
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ARTICULAÇÃO “PINÓQUIO ÀS AVESSAS”
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem aplicado no curso de Psicologia da Universidade Paulista - UNIP, para obtenção da nota parcial bimestral.
SANTANA DE PARNAÍBA
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ARTICULAÇÃO “PINÓQUIO ÀS AVESSAS”
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem aplicado no curso de Psicologia da Universidade Paulista - UNIP, para obtenção da nota parcial bimestral.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.............................................................................................4
- RESUMO DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS..........................................5
ARTICULAÇÃO.............................................................................................6
3.1. Abordagem Tradicional..........................................................................6
3.2. Abordagem Comportamental...................................................................7
3.3. Abordagem Humanista............................................................................7
CONCLUSÃO............................................................................................................9
BIBLIOGRAFIA........................................................................................................10
- INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado aborda os principais aspectos de ensino que a escola tem para com o aluno.
A educação nunca será uma realidade acabada. Por ter características de fenômenos humanos e históricos, tende a ser abordada sob diferentes aspectos.
MIZUKAMI define três abordagens: tradicional, comportamentalista, e humanista. Mediante essas abordagens, segue uma articulação baseada no livro Pinóquio Às Avessas.
.
- RESUMO DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS
O livro Pinóquio às Avessas aborda uma estória para analisar as diferentes metodologias de ensino, de forma mais crítica e menos condicionada. Esta crítica é exposta através de Felipe, personagem principal, que era muito alegre e curioso, adorava pássaros e estava sempre em busca de novos conhecimentos sobre eles. Um dia seu pai lhe informou que em breve ele teria que frequentar a escola para adquirir os conhecimentos necessários e assim pudesse futuramente ser alguém. Felipe passou então a criar expectativas sobre o colégio, imaginando que lá ele aprenderia tudo sobre seus tão amados pássaros e quem sabe um dia se tornar um cuidador de pássaros. Porém toda essa empolgação acabou assim que percebeu que a escola, não era para aprender curiosidades sobre a vida, e que quando tentavam saber sobre determinados assuntos, fora do contexto da aula eram repreendidos pelos professores que diziam que aquele não era o momento para pensar sobre isso.
No começo, foi difícil sua adaptação aos sistemas educacionais, mas aos poucos ele foi minimizando suas curiosidades e passou a dar prioridade para as “regras” impostas pela sociedade, ou seja, estudou o que lhe disseram que era preciso, se formou, cursou uma universidade e adquiriu uma profissão. Felipe se tornou um frangologista, muito bem sucedido, no entanto algo dentro dele o impedia de ser completamente feliz, pois a seu ver, estava vivendo em um mundo de pessoas sobreviventes, de réplicas de uma população arcaica. Por este motivo, Felipe procurou um psicólogo que o ajuda a se libertar, dando a ele a possibilidade de sair do mecanismo em que estava apresentado.
- ARTICULAÇÃO
3.1. Abordagem Tradicional
A abordagem tradicional de ensino serve como quadro de referência para todas as demais abordagens. Segundo Snyders, é o ensino verdadeiro, pois conduz o aluno ao contato com os grandes feitos da humanidade. Dá-se grande ênfase aos modelos, em todos os campos do saber. Privilegiam-se os especialistas, os modelos e o professor. Este como sendo elemento imprescindível na transmissão do saber. O adulto na concepção tradicional é considerado como um homem acabado "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura”, que precisa ser atualizado.
De acordo com o ensino tradicional a escola é o lugar da apropriação do conhecimento, por meio da transmissão de conteúdo e confrontação com modelos e demonstrações.
O individuo nada mais é do que um ser passivo, um receptáculo de conhecimento escolhidos e elaborados por outros para que ele se aproprie. Nessa abordagem o aluno é visto como uma tabula rasa uma folha em branco, ou seja, não existem conhecimentos anteriores, somente o que é exposto pelo o professor. Esse objetivo educacional normalmente se encontra intimamente relacionado aos valores pregados pela sociedade.
Podemos verificar isso no momento em que Felipe questiona à professora de português se ela sabe o nome do pássaro azul que come mamão e a mesma responde: “– Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes dos pássaros não estão no programa da aula de português. Na aula de português temos de pensar e falar sobre aquilo que o programa manda.”.
Então, Felipe, não entendendo o que é o programa, questiona sobre e obtém a resposta da professora, que sabendo que ele é uma criança responde:
...