TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATIVIDADES DOMICILIARES PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

Por:   •  11/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.946 Palavras (16 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Paulista – UNIP

Curso de Pedagogia 3º Semestre


 

Nomes:

Anielly Nogueira Alves   RA: F00GHD0
Ana Paula Formigari Fontes  
RA: D955250 

                                      Jessyca Viviane kerne de Paiva Vaz  RA: D9945E6

Raquel Carolini Martinatti     RA: N465352

ATIVIDADES DOMICILIARES

PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA
 


 


 
 
 
 
 
 

LIMEIRA - SP

2020 

ATIVIDADES DOMICILIARES

PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA  
 


 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

Trabalho apresentado à Disciplina de Psicologia Construtivista do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista UNIP para complemento das Atividades  Domiciliares do Primeiro Bimestre Profa. Liliane Inglez

 
 
 
 

 

 

 

 

 

 
 

                                                            

LIMEIRA – SP

                                                                   2020 

SUMÁRIO

  1. O quarto de Jack._______________________________________________ 4

  1. Seis Estudos de Psicologia._______________________________________ 5
  1. Grafismo infantil: linguagem do desenho._____________________________ 7
  1. Os caminhos paralelos do desenvolvimento do desenho e da escrita._______ 9  

 

        

O QUARTO DE JACK

A teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo auto regulador, necessária para assegurar à criança de uma interação eficiente dela com o meio-ambiente. O processo mental pelo qual as estruturas cognitivas se vão se modificar em função das experiências do meio. É um processo que as estruturas mentais existentes se submetem as exigências exteriores, as situações novas, adequando-se ao meio.  

Adaptação na teoria da aprendizagem, Segundo Piaget, a adaptação só conduz a um sistema estável quando o equilíbrio entre a acomodação e assimilação foi alcançado, como o próprio desenvolvimento da inteligência, ocorre através da assimilação e acomodação. Os esquemas de assimilação vão se modificando, configurando os estágios de desenvolvimento. O processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como: maturação crescimento biológico dos órgãos, exercitando o funcionamento dos esquemas e órgãos que implica na formação de hábitos. Aprendizagem social aquisição de valores, linguagens, costumes e padrões culturais e sociais.

A teoria da equilibração, Piaget destaca duas razoes para utilizar o conceito de equilibração:

- coordenação dos outros fatores (maturação, experiência ativa e transmissão social)

- regulação do desenvolvimento na construção do conhecimento (o desenvolvimento é composto de conflitos que devem ser ultrapassados para alcançar um nível mais alto de equilíbrio).

A equilibração é, assim, o regulador que possibilita que novas experiências sejam incorporadas, com sucesso, aos esquemas.

SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA

Na primeira parte deste livro Piaget faz uma síntese contando as descobertas no campo de psicologia da criança, demonstrando como se verifica o seu desenvolvimento mental.

Piaget considera que o desenvolvimento psíquico da criança inicia-se dês do seu nascimento e vai com ela ate atingir fase adulta, esse processo ocorre de forma continua através da interação de que a criança realiza com  meio físico, que são as suas descobertas e suas experiências. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget sugere que as crianças passam por quatro estágios de diferente desenvolvimento metal. São elas:

A primeira infância: de dois a sete anos, Piaget nos conta que o aspecto afetivo e o intelectual são modificados com o aparecimento da linguagem. A criança é capaz de reconstruir a sua ações passadas e futuras através da representação verbal. Isso resulta em três consequências essências para o desenvolvimento mental da criança, são elas:

1.Uma possível troca entre os indivíduos, ou seja, o início da socialização da ação;


2.Uma interiorização da palavra, isto é, a aparição do pensamento;


3.Uma interiorização da ação que, antes era puramente perceptiva e motora, a partir daí pode se reconstituir no plano intuitivo das imagens e das “experiências mentais”.

Essa consequências são seguidas de uma serie de transformações paralelas, desenvolvimento de sentimentos interindividuais, ou seja, afetivas (simpatias e antipatias, respeito, etc.) e de uma afetividade interior organizando-se de maneira mais estável do que no curso dos primeiros estágios.

A socialização da ação, Piaget diz que uma criança lactente, tem pouca capacidade de aprender imitar na não ser com uma técnica hereditária da imitação.

1.Simples excitação – gestos análogos do outro, movimentos visíveis do corpo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (219.6 Kb)   docx (159.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com