ATPS Comportamento Organizacional
Por: Deborah Saitor • 20/3/2016 • Trabalho acadêmico • 774 Palavras (4 Páginas) • 377 Visualizações
Faculdades Anhanguera de Ensino
Psicologia
Psicologia do Comportamento Organizacional
Poder e política.
Conflito e negociação.
O sistema organizacional.
26 de Maio de 2014
SUMÁRIO
- Introdução____________________________________________1
- Poder e política _______________________________________2
- Conflito e negociação __________________________________2
- O sistema organizacional________________________________2
- Apresentação dos trabalhos construídos e materiais produzidos__2
- Conclusão____________________________________________3
- Referências___________________________________________4
- Introdução
Este trabalho é um relatório sobre uma cena do filme “Obrigado Por Fumar”. A cena se inicia aos 00:45:30 onde podemos analisar conceitos de comportamento na Psicologia Organizacional. A cena mostra Lorne Luctch, o primeiro homem propaganda da Marlboro. Nick, o personagem principal, o persuadiu a aceitar uma maleta de dinheiro e em troca Lorne iria se calar sobre seu diagnóstico de câncer por causa do fumo excessivo de cigarro. Ele começou falando sobre as opções que Lorne tinha para denunciar a Academia, depois mostrou-lhe o dinheiro e o jogou no chão, o manipulando e fazendo com que ele ficasse com o desejo de possuí-lo, então disse que ele deveria divulgar à imprensa que iria doar o dinheiro, mas Lorne ficou receoso, cede à tentação e acaba por aceitar o suborno. Assim, veremos como o poder está diretamente relacionado ao fato de um indivíduo possuir algo que outro quer, neste caso, dinheiro.
- Poder e política.
Mesmo em uma situação aparentemente difícil, Nick exerce o poder de recompensa, nesse caso com o dinheiro, para conseguir reverte-la, e influenciar Lorne para que ele aja de acordo com sua vontade.
- Conflito e negociação.
Na cena escolhida podemos perceber que há um conflito entre Nick, o representante da empresa, e Lorne Luctch, o homem propaganda da Malboro.
Nick percebe que o fato de Lorne querer expor seu diagnóstico de câncer por causa do fumo excessivo de cigarro iria afetar, negativamente, a imagem da empresa em que trabalha.
Sendo assim, ele usa de toda sua persuasão para tentar uma negociação integrativa, de forma em que todos possam ganhar.
- O sistema organizacional.
Nick como funcionário da empresa, se viu obrigado a agir por meios que ele mesmo não concordava por estar submetido ao poder que o sistema organizacional tem sobre ele, do tipo coercitivo, onde ele corre o risco de perder o emprego se não desempenhar sua função adequadamente.
- Apresentação dos trabalhos construídos e materiais produzidos.
No filme “Obrigado Por Fumar” podemos analisar conceitos de comportamento na Psicologia Organizacional. Em cenas como a que analisamos, pudemos perceber como as pessoas são manipuláveis quando se tem um bom argumento. O personagem principal utiliza de suas habilidades cognitivas para manipular as informações e faz parecer que os riscos do cigarro são menores. Porém, ao receber a ordem para subornar Lorne Luctch, demonstra relutância e hesitação, pois em um primeiro momento ele avalia esta atitude como incorreta e se sente incomodado, causando assim a “crise de consciência”, pois ele precisava agir contra sua vontade, gerando assim uma dissonância cognitiva, ou seja, uma incompatibilidade entre os componentes de sua atitude (cognitivo, afetivo e comportamental). Porém logo ele se desvencilha dessa crise, pois seu emprego supre sua necessidade de satisfação no trabalho que, segundo Maslow, se mede através da necessidade de “pagar a hipoteca”, ou seja, fisiológica. Na cena escolhida podemos perceber o esforço emocional de Nick, pois mesmo achando que aquela atitude estava incorreta, ele o fez, em prol de sua necessidade do emprego, destacando assim, seu comprometimento instrumental com a empresa, ou seja, pela importância do dinheiro.
...