ATPS Desenvolvimento Infantil - problemas
Por: Clever Jorge • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 625 Palavras (3 Páginas) • 393 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ
PSICOLOGIA / 2º SEMESTRE
TEMA DA ATIVIDADE: ATPS SOBRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE CRIANÇAS DE 4 MESES A 3 ANOS DE IDADE
MATÉRIA: DESENVOLVIMENTO HUMANO
PROFESSORA LILIAL APARECIDA ANDREUCETTI
Clever Jorge R.A 2981573059
Camila Ribeiro R.A 2950513144
Cristiane de Oliveira Souza R.A 0902432643
André Luis Ramos R.A 4251854041
Emerson Roberto Nicola R.A 2981562134
SANTO ANDRÉ, 30 DE MARÇO DE 2015
Clever Jorge R.A 2981573059
PROBLEMAS PSICOSSOCIAIS ENCONTRADOS EM CRIANÇAS BRASILEIRAS
No Brasil, diversos problemas podem afetar o desenvolvimento e a vida de uma criança, diversos tipos de violência afetam nossas crianças, por vezes, de forma irreversível, e o sistema público brasileiro, por vezes não tem a capacidade ou os meios para inibir este tipo de problema.
Agentes de estressantes como doenças crônicas, problemas diversos de saúde, abuso de substâncias, pobreza, guerras nas favelas, deficiência física, abuso infantil, entre outros.
Assim como os fatores que colaboram para o desenvolvimento adequado da criança, são os mais variados, assim os são aqueles que influenciam negativamente.
O afeto da família é muito importante, o relacionamento entre os pais, uma criança menor de 6 anos, não compreende ativamente o que ocorre a sua volta, mas tem a capacidade de sentir o ambiente a sua volta, absorvendo ao seu subconsciente como diria Freud e internalizando aquele sentimento que tornar-se-á parte de si.
Nas escolas a falta de educação e exercício para o desenvolvimento nem sempre são os mais adequados, e isso reflete na criança e a afeta no adulto que irá tornar-se, podendo ser inseguro, não atencioso, não despertar os interesses adequados, não aprendendo da forma correta como deve ser o convívio em sociedade, daí a importância do professor e de um plano educativo adequado nas escolas.
A tecnologia, vem afetando cada vez mais nossas crianças no Brasil, o acesso a informações fúteis, muito tempo na televisão ou computadores em detrimento do tempo em convívio pessoal com outras crianças, a timidez gerada por este fator, o acesso a informações inadequadas a idade, os pais que não dão a atenção e educação adequada, permitindo que seus filhos sejam criados pela mídia, tudo isso vai influir na personalidade da criança desde os primeiros anos, uma vez que um hábito após adquirido não é tão simples de ser modificado.
A insegurança que sentimos em relação ao nosso governo, uma criança que cresce em frente a falta de segurança, a falta de saúde e saneamento adequado, em escolas degradadas.
Uma vez que a mídia é uma parte considerável da educação das crianças que ficam a sua frente por tempo excessivo, a mesma absorve os conceitos errados, vendo as ações de nossos governos de forma a perceber como seus pais reagem, desenhos que nada acrescentam, feitos somente para ganhar audiências e imputar a ideia do consumo fugaz de produtos e alimentos que não auxiliam em nada o desenvolvimento da criança, imputando valores errôneos, que por sua vez as fazem crescer considerando estes como os valores normais, que na verdade são normais, porém não o deveriam ser.
...