ATPS - HOSPITALAR
Por: cordeiro2014 • 22/4/2016 • Trabalho acadêmico • 463 Palavras (2 Páginas) • 426 Visualizações
ATPS ( PASSO 3)
O texto aponta que o Psicólogo pode atuar em hospitais especializados, centros de atenção psicossocial (CAPS) , postos de saúde, programas de saúde da família, institutos, hospitais gerais e de emergência, tanto no setor privado como público, e isso tem se expandido cada vez mais.
Devemos trabalhar a parte emocional do paciente, cognição,comportamentos , seus afetos, emoções, medos, socialização.
O psicólogo na área hospitalar e da saúde trabalha para criar estratégias de atuação para a preparação psicológica do paciente e dos seus familiares, que precisam do apoio psicológico, o trabalho no hospital deve ser multiprofissional.
A área é recente no contexto brasileiro, a pessoa hospitalizada é atendida por vários profissionais, cuidam da sua saúde no geral. Os psicólogos da saúde desenvolvem projetos para prevenção, buscam formas de atuação, uma abordagem especifica para atendimento na pratica profissional.
O psicólogo que atua em hospitais tem várias tarefas: Na recuperação do paciente; ajudar na adaptação; facilitar a relação da equipe com o paciente; assistência psicológica ao paciente e sua família.
Como é um trabalho recente ainda, o psicólogo não conhece muito bem o seu papel dentro das instituições de saúde, e a mesma também não sabe o que esperar do profissional. Para trabalhar como psicólogo na área deve ter conhecimentos com políticas públicas, conhecendo as necessidades da população, habilidades na organização de programas de saúde.
A psicologia da saúde tem como objetivo os aspectos físicos, como sofrimento psíquico. Tentando compreender os fatores comportamentais e sociais e também biológicos que levam a o individuo e ter problemas com a saúde psíquica.
A psicologia hospitalar é uma área que só existe no Brasil, em outro país é chamado de psicologia da saúde. O psicólogo que se especializa em hospitalar, tem como função atuar no âmbito secundário e terciário de atenção à saúde, ele pode atender: psicoterapêutico, grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia; atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnostica; psicodiagnostico.
A Psicologia Médica tem como principal objetivo de estudo as relações humanas no contexto médico. A compreensão do homem em sua totalidade, no seu diálogo permanente entre mente e corpo, na sua condição biopsicossocial é fundamental para a Psicologia Médica (Muniz & Chazan, 1992).
A psicologia da saúde e psicologia hospitalar, como já mencionado no Brasil conhecida como hospitalar.
O termo hospital nos remete a um lugar onde tratam de pessoas doentes, internadas, ou que estão precisando de cuidados.
Diferente da psicologia da saúde que é voltada para a atenção , primaria, secundaria e terciária, a psicologia hospitalar é voltada somente para a secundaria e terciária e o profissional tem restrição a instituição de saúde.
Ainda encontramos resistência para atuar na área da saúde, se essa questão que é também social, fosse vista com mais atenção, talvez pudéssemos prevenir muitas doenças, com nosso trabalho.
...